As últimas semanas não apresentaram uma alteração significativa na dinâmica dos mercados, que seguem pressionados pelo aumento das preocupações em torno da inflação e do ritmo de recuperação da atividade econômica.
Para uma modalidade bem específica de ativos, no entanto, a aversão generalizada a risco não parece estar sendo um problema. Pelo contrário.
Não estou me referindo a boa e velha renda fixa, que tem recuperado a atratividade em meio ao novo ciclo de aumento de juros e já volta a se apresentar como o principal destino dos novos investimentos feitos no país.
Estou falando das criptomoedas, representadas aqui na figura da mais famosa delas, o bitcoin.
Conforme o gráfico abaixo, o preço de uma unidade do BTC saiu da casa de 40 mil dólares em 21 de setembro para os 66 mil observados nesta quarta-feira (20).
Dentre os fatores que explicam essa alta, destaca-se principalmente a forte descorrelação do bitcoin com as aplicações de risco mais tradicionais, como as ações.
Esta, inclusive, talvez seja a principal característica das criptomoedas, uma vez que conseguem se blindar de oscilações provocadas por fatores que, normalmente, atingem em cheio os mercados.
No caso brasileiro, diante de um cenário econômico e político repleto de incertezas, tal característica torna-se ainda mais forte, de modo que a decisão de alocar parte do seu patrimônio em bitcoin e outras criptos pode ser considerada altamente estratégica.
Não estou aqui querendo dizer que as criptomoedas estão completamente imunes a questões adversas em setores mais convencionais da economia. Em crises mais amplas, que motivam a busca por segurança, os ativos digitais geralmente acabam sofrendo como qualquer outra aplicação de risco.
Meu objetivo hoje aqui é deixar clara a função do bitcoin e de outras criptomoedas em um portfólio, explicando por que você deve separar uma fatia dos seus investimentos para eles.
E é justamente pelo fato de não estar correlacionado aos mercados tradicionais que o bitcoin pode cumprir uma importante função de mitigar o risco de sua carteira ao mesmo tempo em que pode potencializar o retorno da mesma.
Por outro lado, é importante ter em mente que mitigar o risco, neste caso, é bem diferente de oferecer proteção. Afinal, estamos falando de uma modalidade de renda variável que apresenta altos níveis de volatilidade.
Diante dessa dualidade, é recomendável que as criptos não representem uma parcela muito grande do montante total que você tem investido. Mas elas precisam estar na sua carteira!
QUERO INVESTIR EM BITCOIN COM SEGURANÇA NO BTG PACTUAL DIGITAL
Algo em torno de 5% dentro de uma cesta diversificada de ativos já é suficiente para cumprir a importante função descrita acima, mas esse percentual obviamente vai depender de seu perfil de investidor e, principalmente, do seu apetite por risco.
Independente disso, lembre-se que ativos que apresentem baixa correlação entre si são importantes quando se está buscando uma otimização da carteira por meio da diversificação.
Colocando em termos práticos, significa que o bitcoin e outras criptomoedas podem ser vistos como opção bastante estratégica na composição de um portfólio diversificado, uma vez que os elementos que afetam os mercados tradicionais têm impacto menor nos preços destes ativos.
Principalmente agora, num momento em que cada vez mais fundos se expõem à mais famosa das criptomoedas e na iminência da aprovação do primeiro ETF nos EUA, que contribuem para as apostas de que novas máximas podem chegar ainda em 2021 – o pico histórico do BTC, de pouco mais de 63 mil dólares, foi conquistado em abril deste ano.
Dito isto, gostaria de lembrar que aqui no BTG Pactual digital você tem a possibilidade de diversificar sua carteira de investimentos com o primeiro fundo de investimento de Bitcoin de um banco de investimentos do Brasil.
E o melhor: começando com apenas 1 real!
O Fundo BTG Pactual Bitcoin 20 FIM é a melhor alternativa para quem deseja investir em Bitcoin de forma simples, rápida e segura.
● Invista direto pelo app
● Compre em poucos minutos
● Tenha toda a segurança do BTG Pactual digital na gestão do seu investimento
COMECE A INVESTIR EM BITCOIN COM O BTG! TAXA ZERO NA ABERTURA DE CONTA