Quais são os índices de renda fixa?

Principais índices

Se você já está há algum tempo no mundo dos investimentos, deve saber que, para acompanhar preços de ações, usamos índices 一 e o mais famoso no Brasil é o Ibovespa. Mas e os índices de renda fixa?

A princípio, você deve ter pensado na taxa do CDI. 

O Certificado de Depósito Interbancário se refere a transações entre bancos e a taxa associada a elas é atrelada aos juros dessas operações. É comum ouvirmos dizer que um investimento rende “100% do CDI”, mas esta não é a única maneira de mensurar a rentabilidade.

Outro dos índices de renda fixa é o IMA (Índice de Mercado Anbima, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Ele reúne uma série de subíndices que informam sobre a rentabilidade de títulos públicos brasileiros. Assim, o IMA representa a média ponderada entre os dados de todos esses ativos.

Da mesma forma, o IMA-B está sob responsabilidade da Anbima. Por outro lado, esse índice de renda fixa só acompanha os títulos atrelados à inflação, como o Tesouro Direto IPCA+. É possível também aferir o comportamento de ativos considerando seus prazos: no IMA-B 5, aqueles que vencem em até 5 anos, e no IMA-B 5+, aqueles que ultrapassam esse período.

Já o IMA-S reflete os títulos pós-fixados em relação à Selic, enquanto o IRF-M se ocupa dos títulos prefixados, como as LTNs (Letras do Tesouro Nacional) e as Notas do Tesouro Nacional série F (NTN-F).

Índices de renda fixa da B3

A B3, a bolsa brasileira, não têm sob sob seu guarda-chuva apenas a renda variável. Dois índices de renda fixa podem ser acompanhados, a partir da parceria com S&P, dos EUA.

O índice S&P/B3 Inflação NTN-B acompanha o desempenho os títulos públicos brasileiros mais líquidos, indexados à inflação. Por fim, o S&P/B3 Índice de Futuros de Taxa de Juros mede a performance hipotética dos contratos futuros de DI de três anos. 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

Volatilidade nas alturas! Quem investe no mercado de ações, já se deparou

Antes de tudo, você sabe como funcionam os derivativos? Eles são contratos

ativos reais judiciais

Aprenda antes que seja tarde! A teoria moderna da construção de carteiras

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by