O Recibo de Depósito Bancário, mais conhecido como RDB, é mais uma opção de investimento de renda fixa disponível no mercado. É um título que pode ser emitido tanto por um banco quanto por uma financeira, e assim como o CDB (Certificado de Depósito Bancário), é usado como forma de captação de recursos.
E qual a diferença para o CDB?
A principal diferença é que o RDB só pode ser resgatado no dia do vencimento, ou seja, caso você queira vender o título antes dessa data, não será possível fazer a transferência do título para outra pessoa. O que pode ser feito nesse caso é solicitar o cancelamento do título com a própria financeira ou banco que emitiu o título, mas é muito provável que a rentabilidade que eles vão oferecem seja menor do que aquela que você contratou inicialmente. Um ponto positivo desse tipo de investimento é a possibilidade de encontrar títulos com prazo acima de 5 anos, o que raramente é encontrado em CDBs.
A rentabilidade é alta?
Por serem, na maioria das vezes, emitidos por financeiras, esses títulos oferecem rentabilidades mais atrativas do que os CDBs, por exemplo, já que instituições de menor porte tem um risco maior do que instituições maiores. Além disso, quanto maior for o prazo do investimento, maior será a rentabilidade oferecida, já que o banco ou a financeira poderão utilizar o dinheiro investido por um período de tempo maior. A rentabilidade do seu título pode ser definida de 3 formas:- Pós fixada: quando é atrelada a um indexador, como a taxa DI;
- Prefixada: a taxa de juros é definida no momento da aplicação;
- Mista: quando é atrelada a um indexador, como o IPCA, somada a uma taxa de juros definida no momento da aplicação.
Quais impostos eu pago?
m prazos menores do que 30 dias, os juros do seu investimento serão tributados pelo IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que têm as alíquotas de 96% no primeiro dia da aplicação, e 3% no 29º dia. Além disso, esse tipo de investimento também está sujeito a incidência do IR (Imposto de Renda) sobre o rendimento, já deduzido o valor do IOF em caso de resgate antes de 30 dias, conforme tabela abaixo: