As suas movimentações no mercado financeiro não precisam ficar restritas às oportunidades brasileiras. Em vez disso, você também pode buscar as possibilidades em mercados estrangeiros fortes, como os Estados Unidos, para dolarizar a carteira.
A prática costuma ser positiva para equilibrar os riscos do seu portfólio, proteger o seu dinheiro da volatilidade do mercado e ainda ampliar o seu potencial de ganhos. Contudo, é preciso saber o que significa dolarizar os seus investimentos.
Neste artigo, você entenderá o que é a dolarização dos seus investimentos e saberá quais as vantagens de colocar essa estratégia em prática.
Confira!
O que significa dolarizar a carteira?
Ao falar em dolarização, muitas pessoas fazem uma associação direta à compra da moeda. Nesse caso, a ideia seria ir até uma casa de câmbio para trocar seus reais por dólares ou comprar a moeda por meio de uma instituição financeira que viabilize essas transações.
Entretanto, essa concepção não está totalmente correta — em especial ao pensar nos investimentos. Na prática, a dolarização da sua carteira significa investir em ativos, títulos e demais alternativas ligadas ao dólar.
Para entender melhor, imagine que você comprou títulos de renda fixa ligados ao Governo norte-americano. Nesse exemplo, você dolarizou a carteira porque fez um investimento fora do Brasil e vinculado à economia dos EUA.
Quais as vantagens de dolarizar os seus investimentos?
Como você viu, dolarizar os investimentos é muito mais que comprar a moeda norte-americana. Agora, é preciso entender quais podem ser as vantagens de adotar essa estratégia em seu planejamento.
Continue a leitura!
Diversificação da carteira
A dolarização é uma boa prática para diversificar a sua carteira de investimentos. Isso acontece porque as alternativas ligadas a outros mercados no portfólio ajudam a reduzir o risco de concentração em uma única moeda ou mercado.
Como a performance dos investimentos dolarizados não terá relação direta com a economia brasileira, você pode aproveitar um equilíbrio maior de riscos. Isso é positivo para aliviar o impacto de eventuais perdas e até melhorar sua performance no médio e longo prazo.
Proteção dos seus investimentos
Dolarizar os investimentos também é uma forma de se proteger no mercado. Se você acredita que o real pode se desvalorizar no futuro, investir em alternativas ligadas ao dólar pode oferecer uma proteção contra esse risco cambial.
Além disso, é comum haver uma espécie de correlação negativa entre o dólar e o mercado brasileiro — principalmente com o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores do Brasil. Isso porque quando a economia nacional está em baixa, é comum a moeda dos EUA ficar mais cara.
Portanto, ter investimentos em dólar é uma forma de gerar essa proteção para o seu patrimônio. Em momentos instáveis do mercado brasileiro, você terá essa parcela do capital potencialmente livre dos impactos diretos desses momentos mais desafiadores.
Exposição a uma economia mais desenvolvida
Outro ponto positivo é que, dolarizando a carteira, você tem acesso a economias desenvolvidas. Afinal, os Estados Unidos são a maior força econômica do planeta e exercem uma influência significativa em todo o mundo.
Também vale ressaltar que, por ser mais forte, a economia dos EUA pode estar menos vulnerável às crises e apresentar soluções mais rápidas quando elas acontecerem. Esse é um cenário diferente daquele que costuma ser observado em países em desenvolvimento, como o Brasil.
Ademais, por ser um mercado mais desenvolvido, é natural que os Estados Unidos apresentem mais oportunidades para investidores em busca de diversificar seus investimentos. Ainda, você poderá explorar outras economias que estejam relacionadas ao dólar.
Aumento do potencial de ganhos
A dolarização da carteira também é vantajosa para ampliar o seu potencial de ganhos no mercado financeiro. Há, por exemplo, o fator de desvalorização do real, que pode valorizar as suas posições dolarizadas.
Desse modo, você pode ter ganhos adicionais na moeda local, mesmo que os ativos ou títulos não se valorizem. Como resultado, o seu desempenho pode ser interessante mesmo em momentos incertos da economia.
Quais as principais alternativas para dolarizar a carteira?
Agora que você entendeu os pontos positivos de dolarizar a carteira, chegou o momento de conhecer as principais alternativas do mercado para colocar essa estratégia em prática.
Confira!
Renda variável
A renda variável conta com diferentes oportunidades para você investir em dólar. Em primeiro lugar, você pode abrir uma conta no exterior e fazer investimentos diretos em ações e demais oportunidades estrangeiras.
Contudo, a bolsa brasileira também conta com oportunidades de dolarizar seu portfólio. Entre elas estão os exchange traded funds (ETFs). Chamados de fundos de índice, eles replicam a performance de um índice do mercado, que pode ser composto por ativos internacionais.
Ainda, há os brazilian depositary receipts (BDRs). Eles são certificados lastreados em investimentos estrangeiros, como ações e ETFs. Assim, você pode dolarizar a carteira sem sair do Brasil e investindo em reais.
Renda fixa
A renda fixa também conta com oportunidades para quem deseja aproveitar a dolarização. É possível, por exemplo, investir em títulos dessa classe em outros países. Nos EUA, os títulos do Governo são considerados os mais seguros do mundo, por terem risco de crédito mínimo.
Além disso, há como investir indiretamente em renda fixa norte-americana com BDRs. Diversos certificados são lastreados em títulos (bonds) e permitem fazer investimentos na classe com exposição internacional e por meio da bolsa brasileira.
Como fazer a dolarização dos seus investimentos?
Para realizar a dolarização da sua carteira de investimentos, é preciso considerar certas características, como o seu perfil de investidor. Para quem for mais conservador, pode ser mais interessante priorizar oportunidades ligadas à renda fixa, já que a classe tem riscos menores.
Já os investidores moderados e arrojados podem se sentir mais confortáveis em explorar o potencial da renda variável. Apesar de os ativos terem mais riscos, eles podem oferecer um potencial de ganhos mais elevado.
Ainda, vale a pena alinhar as oportunidades com seus objetivos financeiros. Desse modo, você encontrará as alternativas mais adequadas para rentabilizar a carteira e para proteger o seu dinheiro, por meio da dolarização.
Por último, você precisa decidir como a exposição ao dólar acontecerá: por aportes diretos no exterior ou por meio dos investimentos disponíveis no mercado brasileiro. Logo, é preciso pensar no que faz mais sentido para a sua capacidade de aporte e para os seus interesses.
Finalizando essa leitura, você aprendeu que dolarizar a carteira pode ser uma prática vantajosa para os seus investimentos. Então avalie as principais oportunidades para encontrar as melhores possibilidades para seu portfólio.
Você pensa em investir com foco na sua aposentadoria? Confira 5 das melhores alternativas para esse objetivo!