Entenda tudo sobre robôs de investimentos
A tecnologia chegou para ficar. Após várias décadas de avanços tecno-científicos a robótica foi implementada em nossas vidas, inclusive no dia-a-dia. O impacto no mercado está sendo positivo e, toda a inteligência artificial desenvolvida através de software, foi aplicada também na área das finanças com os robôs de investimentos.
Você já pensou em deixar um robô gerenciar seus investimentos? Saiba que esta já é uma realidade.
Esta tecnologia emergiu no final do ano de 1990 para auxiliar nos grandes volumes que existiam nas negociações da bolsa de valores. E hoje, essa ferramenta se popularizou e pode ser utilizada por pessoas físicas.
O que é um robô de investimento?
Essa ferramenta de investir através de um robô está disponível para qualquer pessoa e, isso independe do conhecimento sobre finanças ou a formação acadêmica.
O robô de investimento é um programa de software, que se utiliza de algoritmos para automatizar o processo de decisão. Assim, a escolha do ativo vai variar para cada pessoa, entretanto, pode estar presente na carteira de produtos de renda fixa e renda variável em diferentes percentuais.
Como funciona?
Antes de investir o capital através do robô de investimento é necessário responder a algumas perguntas. Isso porque, é preciso identificar o perfil de investidor – que varia de pessoa para pessoa.
A novidade está no fato do robô automatizar as escolhas. Desta forma, você não precisará lidar com os conflitos emocionais, como por exemplo, situações de dúvida se está na hora de vender ou comprar um ativo.
Então o robô consegue tomar uma decisão por você, sem ser influenciado pelas emoções.
Identificando os riscos
Em primeiro lugar, o que irá ditar os fatores de risco não é necessariamente o robô de investimento, mas sim onde as suas aplicações estão alocadas.
Por exemplo, se o robô optou por investir 50% da sua carteira em renda fixa em produtos como LC e Títulos Público você estará completamente protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) que cobre R$250.000,00 dentro de uma mesma instituição.
Desta forma, você estará sujeito aos mesmos riscos caso invista sozinho. Em contrapartida, você perderá a autonomia de escolher por conta própria os ativos que irão comportar todo o seu patrimônio.
Tipos de robôs
Você encontrará dois tipos de robôs para começar alocar seus investimentos nesta ferramenta.
-
Robô Advisor
O algoritmo utilizado neste tipo de robô foi programado para executar ordens e monitorar a carteira de investimentos de maneira automática. A base de tudo será seu perfil de investidor e o prazo que você determinar para o seu objetivo.
A principal estratégia será a diversificação do patrimônio em Renda fixa a fim de protegê-lo.
No brasil, a empresa que inaugurou essa ferramenta foi a Magnetis em 2015 oferecendo para o investidor uma gestão automatizada. Se quiser investir nesta modalidade é possível fazer pelo app renda fixa clicando aqui.
-
Robô Trader
Esta é uma opção mais viável para quem já opera em bolsa de valores e tem mais experiência na gestão do risco. O robô trader está programado para efetuar ordens de compra e venda de forma automática.
Em segundo lugar, o principal diferencial nesta modalidade é que todas as operações são focadas no curtíssimo prazo. O chamado day trade faz compra e a venda do ativo em um único dia. As decisões são tomadas de maneira pragmática, precisam ser executadas de maneira assertiva e rápida. Como resultado há a maximização dos lucros.
Esta ferramenta também permite a programação do robô para comprar as ações de determinada empresa quando o preço atingir um alvo de sua escolha.
Conclusão
Esta ferramenta foi inaugurada no Brasil somente em 2015, e pode ser utilizada de maneira simples de acordo com a programação determinada pelo seu perfil de investidor. Além disso, existe a possibilidade de optar entre os dois tipos de robôs.
A tecnologia, neste caso, executará os comandos de maneira mais rápida sem a necessidade de ter dúvidas quanto a venda ou compra de um ativo. Vale lembrar também que o investidor pode ter ganhos acima da média se aprender a investir de maneira autônoma.
Bons investimentos e até a próxima !