10 Lições de Grandes Investidores

Veja como os grandes players pensam!

Grandes investidores, por serem experientes e já terem alcançado o sucesso no mundo dos investimentos, sempre têm boas lições.  Conhecer o que eles têm a dizer, pode ser um grande diferencial para a sua experiência no ramo.

Essas pessoas contribuem de forma ímpar no mundo os investimentos a partir de seus ensinamentos para os investidores menos experientes. Com suas sacadas e seus exemplos.

Grandes nomes mundiais como, por exemplo, Warren Buffet, Soros, Graham, Lynch, entre inúmeros outros investidores de sucesso, sempre tem um grande ensinamento para ajudar você em seus investimentos. Vale a pena prestar atenção no que pessoas de sucesso como eles têm a dizer.

Por isso, neste artigo, separamos para você 10 lições passadas por grandes investidores para quem pretende se aventurar neste mercado. Confira.

Warren Buffet

 Warren Buffet é um dos grandes investidores no cenário mundial.

Este grande investidor, é atualmente um dos maiores investidores de todo o mundo. Acima de tudo, no que se refere ao investimento em Ações e Derivativos.

Ele é discípulo de Graham, outro grande nome do mundo dos investimentos.  E, consiste em um verdadeiro ícone deste mercado. A leitura de suas obras é um fator obrigatório a todo aquele que deseja ingressar no mundo dos investidores no mercado financeiro. São de Buffet as duas primeiras lições que serão apresentadas.

 1 – Ao tomar parte de um negócio que tem destaque, cujos administradores também têm destaque, o período de manutenção favorito deste investimento deve ser eterno.

Aqui, Buffet está estabelecendo o conceito de Buy ad Hold. Estratégia de investimento que foi desenvolvida por seu mestre, Benjamim Graham.

Essa estratégia de investimento na verdade, não significa simplesmente a compra de ações que possam ser consideradas seguras por tempo indeterminado.

Não se refere também apenas a comprar e segurar um investimento de forma indefinida.

A estratégia, na verdade, consiste em escolher e se posicionar de forma integral frente a um negócio consistente. Como resultado, a posição deve ser mantida de forma perene a partir de uma administração sólida.

Caso a consistência seja perdida, é óbvio que a melhor opção para os investidores, neste caso, é a de se retirar do investimento. Como resultado será desfeita a sociedade. Portanto, o investidor sairá da posição de sócio ao vender as ações que lhe pertencem.

  2 – Negócio ideal é aquele que possui um retorno muito alto relacionado ao capital. E, que investe boa parte deste com uma taxa de retorno igual. O que faz com que ele se torne uma máquina de juros compostos.

Aqui, Buffet está falando acerca do poder do High Yield, em português, o alto retorno, que deve ser visto como o diferencial de um investimento que pode ser considerado excelente.

Além disso, esse conceito lembra o que Albert Einstein costumava dizer acerca dos Juros Compostos serem uma as maiores invenções da humanidade.

Essa lição fala sobre o Ciclo Perpétuo dos dividendos. Este conceito pode aumentar o potencial dos investimentos em Juros sobre Juros. Fazendo com que seja alavancado a cada novo aporte dos investidores na construção de seu patrimônio.

George Soros

Um dos maiores investidores e um dos maiores empresários de todo o mundo, George Soros ganhou fama mundial como Trader Espetaculador. Este bem-sucedido, e Investidor Consistente ao mesmo tempo.

Foi capaz de faturar em apenas um dia mais de 1 bilhão de dólares. Ao alavancar uma operação contra uma instituição bancária inglesa, que era exposta a riscos altíssimos. É dele a nossa 3ª lição para o mundo dos investimentos.

 3 – Não há nenhum problema em correr riscos, apenas se preocupe em não arriscar tudo.

A partir do momento que você já tem uma base de patrimônio sólida, é possível usar o rendimento destes ativos, que já estão, de certa forma, assegurados, para de alguma forma alavancar ainda mais seus rendimentos.

Portanto, o seu dinheiro ainda estará seguro, afinal de contas, você vai trabalhar somente com rendimentos.

Um outro fator interessante sobre Soros, por exemplo, é que ele também é um articulador político. É certo de que a sua fortuna só pode ser acumulada em função do capitalismo, entretanto, ainda que ele saiba trabalhar com as regras do jogo, o investidor também é um crítico dos excessos da economia liberal.

Para Soros, uma sociedade aberta globalmente não é ameaçada por nenhuma ideologia totalitária que possa estar buscando a supremacia no mundo, na verdade, nesse caso, a real ameaça, seria interna.

Benjamin Graham

Graham pode ser considerado um dos maiores investidores de todos os tempos, e é o pai da estratégia Buy and Hold para investimentos em ações, e do Value Investing, adotado por seu discípulo, já citado, Buffet.

A estratégia Buy and Hold é focada em comprar ações de negócios sólidos, e com boas perspectivas de retorno de caixa, e então, mantê-las na sua carteira de investimentos durante um bom período de tempo.

O objetivo dessa estratégia é que os investidores possam maximizar os lucros, diminuindo os custos relacionados a transações financeiras, e com impostos de renda. O nome Buy and Hold, significa em português literalmente, Compre e Segure.

Já a estratégia Value Investing, ou em português, Investimento em Valor, tem seu foco na atitude dos investidores em identificar empresas que sejam sólidas, usando a mesma perspectiva da Buy and Hold, e cujo custo de suas ações esteja localizado abaixo de seu valor real.

Isso significa que comparado ao Valor Patrimonial de determinado negócio, suas ações devem estar custando relativamente pouco, sendo desta forma, de risco baixo dentro de uma margem de segurança.

Essa ação deve ser segurada pelos investidores, que vai colher seus rendimentos e dividendos enquanto seu preço não alcança o valor intrínseco.

São deste, que é um dos maiores investidores de todo o mundo as nossas próximas 2 lições.

 4 – Os investidores individuais não devem agir como se fossem especuladores, ou seja, eles devem ser capazes de justificar suas escolhas e o preço que pagam a partir de critérios impessoais e objetivos, que sirvam para indicar que seus ganhos são superiores ao valor gasto na compra.

Aqui, Graham está ensinando que é necessário entender a diferença entre o valor de algo, relacionado ao seu custo ou seu preço. O quanto algo custa é uma coisa, o quanto este mesmo algo vale, é outra coisa.

Saber isso pode significar sucesso ou fracasso de um investimento.

 5 – Analistas não devem apenas avaliar se os preços de determinados títulos são justos, mas também se a forma como os acionistas estão sendo tratados o é.

O valor de uma ação no momento presente, vai depender de lucros e dividendos que serão dados no futuro, e esses aspectos são impossíveis de se afirmar com absoluta certeza.

Peter Lynch

Outro dos grandes investidores do mundo, Peter Lynch, que atualmente já está aposentado, geriu o maior fundo de investimentos em ações mundial, o Fidelity Magellan Fund.

São dele as nossas próximas duas lições, confira a seguir

 6 – Para ter sucesso no mundo dos investimentos, tudo que é necessário são algumas ações vencedoras, cujos ganhos vão superar as perdas daquelas que não funcionaram bem.

Quando um investidor é consistente, e sabe escolher de forma inteligente os investimentos que irão compor a sua carteira, o retorno dos acertos funciona de forma a compensar algum eventual engano.

O mais importante, neste caso, é que os investidores sejam capazes de acertar cada vez mais, e de forma cada vez mais consistente.

 7 – A melhor ideia é investir naquilo que já é conhecido, as melhores ações para a compra, são aquelas que já estão no seu portfólio.

Dar tiros no escuro pode ser interessante, e garantir um bom retorno, entretanto, a solidez e a consistência de seus investimentos são uma forma de garantir rentabilidade alta, e proteger a sua carteira de investimentos.

Invista preferencialmente e de forma consistente naquelas ações que você já conhece, garantindo uma margem de lucros mais alta, e errando menos.

Luiz Barsi Filho

O nome Luiz Barsi Filho, representa, atualmente, o nome do maior investidor, como pessoa física, de todo o território nacional. Ele vem acumulando bilhões de reais com o investimento nas chamadas Ações Bem Fundamentadas, que pagam Dividendos excelentes para seus investidores.

Sua metodologia e a sua técnica de investimentos, pode ser considerada aquela que mais se adequa ao mercado brasileiro, por isso, nossa próxima lição é deste grande investidor do mercado nacional.

 8 – Aquele que investe na BOVESPA com a intenção de especular, não vai ficar rico. Sua renda fixa deverá ser fruto do rendimento das suas ações. Antes de investir, os fundamentos da empresa devem ser cuidadosamente analisados, a partir do histórico de seus dividendos, de uma análise da sua saúde financeira, bem como da perspectiva do setor. Em resumo, um bom investidor, é chato.

Esta lição de um dos maiores investidores do país, Luiz Barsi Filho, consiste em uma dica bastante simples, e que vai bem direto ao ponto.

Se expor ao risco, é o que faz com que a maioria dos negociantes seja aniquilado mesmo antes de conseguir acumular algum capital que seja de alguma forma consistente.

De um total de 0,65% de toda a população do país que opera na Bolsa de Valores, mais de 99% deles têm o perfil de Traders, ou seja, são negociantes. É possível contar nos dedos o número destes investidores que obtiveram real sucesso com esse perfil de atuação na Bolsa.

Em contrapartida, entretanto, dos investidores com perfil consistente, absolutamente todos conseguem alcançar um bom patamar de retorno financeiro.

Isso significa que, de fato, se expor ao risco de forma desnecessária e mal calculada para investir na Bolsa de Valores não representa uma boa ideia.

Além disso, os bons investidores de perfil consistente não brincam com seus investimentos. Caso você visualize o mundo dos investimentos como um jogo, esse espaço não é para você.

Um bom Investidor Consistente é aquele que sabe analisar seus investimentos de maneira profunda, trabalha de forma metódica e faz uso de critérios objetivos, o que significa que ele não corre riscos desnecessários e mal calculados.

Contudo, é importante ressaltar que a consistência não necessariamente é garantida através de uma postura técnica extremamente rígida, com base apenas em conhecimento fundamental.

A maior dica nesse sentido, é que você não deve seguir nenhuma dica na verdade. O ideal é que você aprenda a analisar, a calcular os riscos e a investir de maneira consistente por si próprio.

Lírio Parisotto

Lírio Parisotto é mais um dos grandes investidores do mercado brasileiro, que é também um grande empresário. São dele as nossas últimas 2 lições valiosas sobre o mundo dos investimentos. Confira abaixo

 9 – Bons investidores se concentram nas empresas e setores que conseguem acompanhar de perto.

A primeira grande lição do grande investidor brasileiro, Lírio Parisotto representa uma sacada bastante interessante para quem está começando no mundo dos investimentos.

Segundo o que esse grande empresário explica, um bom investidor de perfil consistente deve estar antenado, e acompanhar o que acontece nas empresas e negócios aos quais está associado.

Ele deve ter em mente que o perfil de sócio, ou seja, comprador de ações, é bastante diferente do papel do negociador ou trader.

O sócio deve acompanhar, conhecer e compartilhar dos ideais da empresa ao qual está associado, e essa atitude faz toda a diferença.

É claro que não é necessário ficar o tempo todo grudado no mercado, entretanto, é de extrema importância que o investidor acompanhe comunicados, assembleias, os planejamentos do CEO, e as ações da empresa.

Esse acompanhamento faz uma grande diferença na hora que o investidor precisa decidir se vai manter ou não determinada posição como acionista de uma empresa.

 10 – Aqueles que sabem que a cotação de uma ação do chão não passa, por isso, sabem como aproveitar oportunidades excelentes para realizar compras.

A segunda lição de Lísio Parisotto que demonstraremos, é referente a uma técnica para saber se o preço de determinada ação está barato e o quanto esse preço está barato.

Essa técnica consiste em verificar a relação entre o Preço da Ação e o Valor Patrimonial da Empresa, que é obtido através da equação seguinte P/VPA, que significa Preço divido por Valor Patrimonial.

Esse cálculo é bastante simples, sendo possível realiza-lo até mesmo de cabeça em alguns casos.

De maneira simplificada, é possível dizer que o Preço da Ação, quando menor que o do Valor Patrimonial, faz com que o resultado da equação seja um valor inferior a 1.

Quando esse é o resultado da equação, ou seja, quando a relação P/VPA é menor que 1, a ação pode ser considerada como barata, muito barata.

Ao se combinar os outros fatores que são fundamentais, tais como o histórico de dividendos, é possível, a partir desse cálculo identificar grandes oportunidades para comprar ações no mercado.

Dica Extra – Aplicativo Renda Fixa

Além das 10 lições dadas por grandes investidores do Brasil e do mundo para quem deseja ingressar no mundo dos investimentos, trouxemos também essa dica extra para você. Confira.

Com o App Renda Fixa você tem o futuro dos investimentos ao alcance das suas mãos em seu aparelho celular.

Nele, você encontra quais os melhores tipos de investimento de renda fixa de inúmeras corretoras, tornando mais fácil a sua escolha na hora de investir e trazendo mais rentabilidade para você.

Além de fazer as suas consultas, no APP Renda Fixa você pode:

  • Pesquisar os tipos de investimentos reais por valor;
  • Verificar o período de vencimento dos investimentos;
  • Analisar sobre tipos de investimento;
  • Identificar diferentes tipos de Corretoras;
  • Ordenar suas pesquisas por taxa, vencimento, tipo de investimento ou corretoras;
  • Acompanhar, em tempo real, a sua carteira de investimentos;

O App Renda Fixa é gratuito, e pode servir como sua assessoria online, guiando as suas estratégias de investimento, e aumentando a rentabilidade, com inúmeras funcionalidades para ajudar na escolha do melhor investimento para o seu perfil.

Com a carteira do App, é possível acompanhar seus investimentos em tempo real, pesquisar, consultar, e acessar calculadoras especiais para calcular os seus rendimentos.

Além disso, no campo Fale com um Assessor, é possível tirar todas as suas dúvidas com um especialista no mundo dos investimentos.

No App Renda Fixa você encontra 12 tipos de investimentos em 22 instituições financeiras cadastradas.

Baixe o App Renda Fixa através dos links a seguir:

As funcionalidades também estão disponíveis na Plataforma Web do aplicativo no link www.apprendafixa.com.br

Confira também as redes sociais do aplicativo:

Você também pode entrar em contato via WhatsApp, clicando aqui pela sessão do Fale com o Especialista ou pelo endereço de e-mail: contato@rendafixa.rocks.

Agora que você já conhece 10 grandes lições dos grandes nomes do mercado financeiro mundial, está na hora de aplicar esses conceitos, e aprender com esses grandes investidores como alcançar o sucesso com a sua carteira de investimentos.

Se você gostou das lições destes grandes investidores, e quer saber mais sobre esses eles e mais lições e dicas sobre como atuar no mercado financeiro, fique ligado no nosso conteúdo. Continue acompanhando as nossas publicações e confira os nossos artigos anteriores.

Artigos que podem ser úteis: Investir para o futuro dos filhos10 Frases Inspiradoras Para Você Economizar Dinheiro

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Os 2 trilhões Do Campo para o Seu Bolso

Leia agora a análise do BTG Pactual digital sobre o mercado agronegócio e como você pode se beneficiar da “Locomotiva do Brasil” e capturar grandes valorizações com um fundo inédito no mercado.

Post Relacionados

O setor agropecuário é um dos destaques da economia brasileira, contribuindo principalmente

A plataforma do Tesouro Direto foi criada em uma parceria da B3

Investir é uma atitude que demanda atenção, cuidado e o conhecimento de

As aplicações de renda fixa costumam ser a porta de entrada para

Quando se trata de investimentos, em especial para quem está dando os

Fechar Menu