Análise Fundamentalista: O que é?

análise fundamentalista

Introdução à Analise Fundamentalista

Você já ficou em dúvida sobre qual ação investir? Se a empresa que emitiu a ação é sólida? Essas perguntas podem ser respondidas através de uma análise fundamentalista

Pois, se trata de um método que permite ao investidor verificar se a empresa ou a instituição tem potencial de valorização através de fundamentos.

Para esse tipo de análise não é preciso estudo dos candles. Se você se interessa em uma análise mais gráfica do ativo, recomendo que leia um artigo que fizemos sobre análise técnica clicando aqui.

Análise de fundamentos 

Ao analisar os fundamentos da empresa, o investidor terá um panorama geral para ver se vale à pena ou não comprar a ação. Além disso, análise fundamentalista faz uma ótima avaliação da empresa dentro do cenário econômico 

Além disso, para saber se o preço da ação está “justo”, ou seja, se o valor condiz com o preço é utilizado algumas métricas como:

  •  Balanço Patrimonial 

Esta informação é publicada, a cada três meses e, até mesmo anualmente pelas empresas. Ademais, muitas casas de relatórios e especialistas analisam estes dados como se fosse um quadro da instituição. 

Neste balanço é analisado os ativos, passivos da empresa, bem como o patrimônio líquido.

Desta forma, vale ressaltar que os ativos da empresa está diretamente ligado aos bens como, por exemplo, o maquinário, terrenos, estoque. Entretanto, os passivos é tudo aquilo que tira a receita da empresa. Seriam: Taxas, possíveis impostos, contas, pagamento de funcionários.

Por fim, é a situação da empresa no momento. é por isso que muitas vezes as ações de determinado papel despencam quanto um balanço divulgado não vai de encontro com as expectativas dos investidores.

Preço / Lucro:

O preço sobre lucro é uma operação bem conhecida no mundo da renda variável, pois é bastante tradicional. Nada mais é que o preço de determinada ação, proporcionalmente, ao valor do mercado dividido pelo montante de ações emitidas, sobre o lucro por ação (LPA)

PREÇO
———–
LUCRO

O resultado pode indicar e mensurar o quanto o papel emitido pode acrescentar de valor para o investidor. 

Na teoria, o P/L mostra o número de anos que o acionista precisará para recuperar todo o capital que foi aplicado.

Também pode ser visto como um índice bastante revelador do risco da empresa.

 Quando o resultado é 1 significa que o investidor corre mais risco, isso porque, a instituição, neste caso, apresenta menos eficiência no quesito agregar valor futuro para o investidor.

Dividendos 

Também chamado de Dividend Yield, esta métrica é super importante para o acionista. Como resultado, fica evidente ao investidor o dividendo pago por cada ação.

Em outras palavras, significa o rendimento que é pago por cada ação, isso quando é feita a divisão pelo preço desta. Por isso, muitos investidores ficam atentos a papéis que pagam bons dividendos.

Geralmente os dividendos são mensurados em porcentagem dos rendimentos pagos nos últimos 12 meses. Ou até mesmo pela expectativa de pagamento do ano seguinte. 

Bons investimentos e até a próxima !

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

loja-app-renda-fixa

Diversos produtos para seus rendimentos crescerem! Conhecimento é um dos melhores investimentos

O que são fundos multimercados

Sofistique seus investimentos A corrida por investimentos com rentabilidade acima da média

LC

Você já ficou em dúvida de como funciona? Na hora de montar

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by