Uma das maiores dificuldades encontradas por quem investe é conseguir escolher a alternativa ideal para o seu portfólio. Afinal, diante de uma grande variedade de opções, é mais fácil se perder e tomar uma decisão equivocada ou desalinhada com os seus interesses e necessidades.
No entanto, quando o assunto é alocar recursos em fundos de investimento, essa questão pode ser superada com a utilização de um comparador de fundos. Se você ainda não conhece essa ferramenta, vale entender como ela pode ajudar a fazer melhores escolhas.
Continue a leitura e confira como um comparador de fundos de investimento pode ajudar você na hora de investir nesses veículos financeiros.
Aproveite!
O que são os fundos de investimento?
Os fundos de investimento são formados pela comunhão de capital de diferentes investidores. O interessado em participar de um fundo precisa adquirir cotas junto às corretoras e bancos de investimentos ou na B3 (a bolsa de valores brasileira).
Esses veículos têm um funcionamento semelhante ao de um condomínio. Neles, um gestor fica responsável pela administração do capital do fundo e pela escolha dos investimentos, enquanto os cotistas fazem o rateio das taxas e despesas existentes.
Os principais custos envolvidos são a taxa de administração e a taxa de performance. Ambas são destinadas à remuneração do gestor e sua equipe. Porém, a taxa de performance somente é cobrada quando a gestão consegue superar um benchmark predefinido.
No mercado, é possível encontrar fundos de diferentes tipos, por exemplo:
● fundos de renda fixa;
● fundos previdenciários;
● fundos de ações;
● fundos multimercado;
● fundos cambiais;
● fundos internacionais;
● fundos imobiliários (FIIs);
● fundos de índice (ETFs);
● fundos de ouro;
● fundo de criptomoedas.
Uma das principais vantagens de investir em fundos é a possibilidade diversificar o portfólio. Isso porque muitos deles possuem carteiras compostas por múltiplos investimentos — embora também seja possível encontrar veículos com carteiras restritas.
Ainda, por meio dos fundos, há chances de acessar investimentos que o pequeno investidor não conseguira comprar. Apesar de existirem alternativas que demandam um aporte inicial elevado, diversas outras possuem cotas acessíveis e abaixo do que seria necessário dispor para se expor aos mesmos ativos da sua carteira.
O que é e como funciona um comparador de fundos?
Agora que você já sabe o que são fundos de investimentos, chegou o momento de aprender o conceito e o funcionamento de um comparador de fundos.
Como você viu, os fundos podem ser alternativas interessantes para o investidor, mas, com tantas opções disponíveis, pode ser difícil escolher a melhor para a sua carteira. Logo, os comparadores foram criados para solucionar essa questão.
Essa ferramenta permite comparar diferentes características entre fundos, facilitando a tomada de decisão. Assim, você pode fazer a comparação entre fatores como rentabilidade, risco, volatilidade, desempenho e correlação entre eles.
Nesse sentido, basta informar os veículos que você deseja comparar na plataforma para que os resultados sejam apresentados. A depender da ferramenta escolhida, é possível fazer comparações entre diversos fundos e até indicadores financeiros, simultaneamente.
Com isso, você poderá tomar decisões mais fundamentadas e alinhadas aos seus interesses, perfil e objetivos. Desse modo, a sua carteira de investimentos terá mais chances de apresentar os resultados desejados.
Como um comparador de fundos pode ajudar o investidor?
No mercado financeiro, é comum que as escolhas de investimento sejam tomadas com base no perfil de investidor e nos objetivos de cada pessoa. Isso porque cada indivíduo possui um nível de abertura aos riscos, além de metas financeiras e sonhos próprios.
Nesse sentido, dificilmente um investidor com perfil conservador (menos propenso a tomar risco) investirá em um fundo arriscado. E o mesmo acontece com o investidor com perfil moderado ou arrojado (com maior apetite aos riscos) em relação aos fundos conservadores — exceto se ele buscar proteção do capital e equilíbrio em relação à segurança.
De todo o modo, nos investimentos, o risco costuma estar atrelado à rentabilidade. Isto é, quanto mais arriscada uma alternativa for, maior tende a ser o seu retorno. Já uma maior segurança reflete em uma rentabilidade menor.
Antes de investir, cabe ao investidor analisar esses fatores para conseguir tomar a decisão que possa trazer os resultados desejados. Contudo, como cada alternativa pode estar em uma plataforma distinta ou na bolsa de valores, analisar cada uma delas se torna mais difícil.
Nesse cenário, a utilização de um comparador de fundo ajuda o investidor a fazer essa análise, pois reúne todas as informações importantes sobre as modalidades em um único lugar. Além disso, ele viabiliza comparações visuais rápidas, sem a necessidade de buscar os dados por conta própria.
Como utilizar um comparador de fundos?
Depois de ver como o comparador de fundos ajuda o investidor na hora de investir em fundos de investimento, ainda falta conferir como utilizar a ferramenta, não é mesmo?
Como exemplo, considere o comparador de fundos disponibilizado no site do App Renda Fixa. Ao abrir a ferramenta, você observará um gráfico com a rentabilidade do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) — um indexador próximo à taxa básica de juros (Selic).
A rentabilidade será apresentada para o período de 1 ano, mas você pode selecionar outro tempo ao clicar na aba “Período” no canto superior direito do gráfico. Já no campo “Adicionar Fundo”, você deverá digitar o nome ou CNPJ dos fundos que deseja comparar (no máximo 5).
Ao escolher os veículos desejados, o gráfico mostrará a evolução de rentabilidade de cada um deles em comparação ao índice selecionado. Vale dizer que além do CDI (indicador padrão), você poderá acrescentar outros indicadores — como Ibovespa, dólar, entre outros.
Para tanto, basta clicar no campo “Adicionar Indicador” e escolher o benchmark desejado para realizar as comparações.
Também é possível comparar a volatilidade, o percentual de perdas (underwater) e a correlação dos fundos escolhidos, selecionando as respectivas abas no gráfico. Outra possibilidade é verificar o patrimônio, risco e detalhes de cada fundo escolhido de forma rápida e prática.
Conseguiu compreender a importância de um comparador de fundos e como ele pode ajudar o investidor? Então não deixe de usar essa ferramenta quando for investir nesses veículos para conseguir tomar as decisões mais alinhadas ao seu perfil e objetivos.
Quer começar a usar o comparador de fundos mencionado neste conteúdo? Acesse o site do App Renda Fixa e confira!