• Investimentos
  • Finanças
  • Materiais Educativos
Menu
  • Investimentos
  • Finanças
  • Materiais Educativos
O que você está procurando?
  • Investimentos
  • Finanças
  • Materiais Educativos
Menu
  • Investimentos
  • Finanças
  • Materiais Educativos
Invista agora
  • Investimentos
  • Finanças
  • Materiais Educativos
Menu
  • Investimentos
  • Finanças
  • Materiais Educativos
  • Investimentos

LCA: o que é e como investir no agronegócio com ela?

O agronegócio é um dos setores mais fortes da economia brasileira e chama a atenção de muitos investidores que desejam diversificar sua carteira. Dessa maneira, investir em LCA pode ser interessante para se expor a esse segmento.

Disponível na renda fixa, esse título se destaca pela previsibilidade e pelo baixo risco que pode oferecer para sua carteira. Além disso, há outros aspectos relevantes em seu funcionamento que podem torná-lo atraente para o seu portfólio.

Continue a leitura deste artigo para entender o que é a LCA e como você pode investir no agronegócio brasileiro por meio dela!

 

O que é a LCA?

LCA é a sigla para letra de crédito do agronegócio. Ela é um título privado de renda fixa emitido por instituições financeiras — como bancos — e funciona como um mecanismo para captar recursos para esse setor.

Ou seja, as instituições criam e disponibilizam o título com o objetivo de levantar capital. O dinheiro pode ser usado para fornecer crédito ao agronegócio brasileiro, como por meio da oferta de empréstimos a produtores agrícolas.

Desse modo, o investidor que aplica seus recursos na LCA faz uma espécie de empréstimo à instituição emissora do título. Ele receberá o dinheiro que investiu acrescido de juros no vencimento da aplicação.

Também é pertinente lembrar que a LCA é diferente da LCI (letra de crédito imobiliário). Apesar de haver semelhanças, o segundo título para captar recursos a serem destinados ao mercado brasileiro de imóveis.

 

Como esse investimento funciona?

Agora que você sabe o que é a LCA, é preciso compreender como esse investimento funciona. Assim, será mais fácil visualizar as oportunidades que o título oferece para sua carteira.

Confira!

 

Rentabilidade

Do mesmo modo que ocorre com os demais títulos de renda fixa, a rentabilidade da letra de crédito do agronegócio pode ser de três tipos. Veja as classificações:

– prefixada: com juros previamente definidos e imutáveis até o vencimento;

– pós-fixada: rentabilidade atrelada a uma taxa ou índice econômico;

– híbrida: mescla uma taxa pré com uma pós-fixada, geralmente acompanhando indicadores de inflação.

Normalmente, as LCAs pós-fixadas acompanham o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), cujo desempenho é próximo à taxa Selic. Logo, essas aplicações podem ter rentabilidade mais alta diante da elevação nos juros do mercado, mas passam por quedas em um cenário oposto.

 

Tributação

Como você viu, a LCA é um título que atua com objetivo de captar recursos para o agronegócio brasileiro. O setor é um dos mais relevantes para a economia do país e é responsável por uma parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Dada a relevância do setor, os lucros gerados pelo investimento em LCA são isentos de Imposto de Renda (IR) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para pessoas físicas. Esse aspecto serve para atrair o interesse de novos investidores ao título.

Como há isenção, a aplicação em LCA pode ampliar a rentabilidade líquida da sua carteira em comparação com outros títulos tributáveis de renda fixa. Porém, ainda é necessário incluir o investimento na declaração anual do IR.

 

Liquidez

No mercado financeiro, a ideia de liquidez refere-se à velocidade com que um investimento pode ser transformado em dinheiro novamente. No caso da LCA, é comum que ela seja um título de liquidez baixa.

Dessa forma, é comum ter que aguardar até o prazo de vencimento para resgatar sua aplicação. Portanto, é fundamental ter atenção com as datas antes de realizar o investimento. Assim, você assegura alinhamento com seu planejamento financeiro.

 

Segurança

Além do baixo risco característico da renda fixa, a LCA conta com outra camada de proteção. Isso é possível porque ela tem a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

A entidade protege até R$ 250 mil, por CPF ou CNPJ e por instituição, em caso de liquidação financeira do emissor do título. Além disso, há proteção global de R$ 1 milhão e esse limite é renovado a cada 4 anos.

 

Disponibilidade

O investimento em LCAs está disponível na plataforma de investimentos de instituições financeiras, como bancos e corretoras de valores. Cada emissor tem liberdade para definir as regras de funcionamento dos títulos.

Isso faz com que cada LCA apresente características próprias de rentabilidade, prazo e liquidez. Logo, é indispensável analisar esses aspectos para encontrar as melhores ofertas para sua carteira.

 

Quais as vantagens de investir no agronegócio pela LCA?

Chegando até aqui, você já entendeu que o agronegócio tem um papel relevante na economia brasileira. Em 2021, por exemplo, o setor foi responsável por quase um terço de todo o PIB nacional — maior participação desde 2004.

Vale lembrar que o percentual foi alcançado mesmo diante de todo o cenário de crise internacional iniciado em 2020 pela pandemia de coronavírus. Portanto, a alta participação pode indicar que o setor mantém sua força mesmo em contextos incertos.

Logo, o investimento no agronegócio pode ser interessante para investidores que buscam se expor a um segmento forte e relevante para a economia. Ademais, garantir essa exposição por meio de LCAs traz ainda outros pontos positivos.

Primeiramente, elas são investimentos de renda fixa. Então você não precisa lidar com o risco elevado e com a volatilidade presente no mercado de renda variável — como ao buscar ações de empresas do setor ou fundos de investimento.

As LCAs também são investimentos isentos de IR e IOF para pessoas físicas. Dessa forma, os títulos podem melhorar a rentabilidade líquida da sua carteira, visto que não haverá descontos sobre os seus rendimentos.

 

Como saber se vale a pena investir em LCA?

Para entender se vale a pena investir em LCA, o primeiro passo é considerar o perfil de investidor para entender se a aplicação está aplicada ao seu nível de tolerância aos riscos.

Após esse momento, é preciso estudar a aderência da aplicação com os seus objetivos financeiros. Como a liquidez costuma ser mais baixa, você deve identificar o prazo de vencimento para fazer boas escolhas de alternativa.

Por fim, você deve comparar as ofertas de LCAs entre si e com outros títulos do mercado, como LCIs ou certificados de depósitos bancários (CDBs). Afinal, apesar da isenção de IR, não é garantido que elas terão rentabilidade mais alta, já que os ganhos dependerão das taxas de juros acordadas.

Por isso, vale a pena contar com o App Renda Fixa para sua análise de alternativas. Com ele, você identifica as principais ofertas do mercado e terá mais praticidade para compará-las e selecionar as melhores aplicações.

Como você acompanhou, investir em LCA pode ser uma oportunidade de se expor a um dos setores mais fortes da economia brasileira com menos riscos. Então use as informações que aprendeu para complementar sua análise e encontrar bons investimentos para sua carteira.

Quer saber quais são as melhores oportunidades em renda fixa ou variável disponíveis no mercado? Conheça o App Renda Fixa!

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Os 2 trilhões Do Campo para o Seu Bolso

Leia agora a análise do BTG Pactual digital sobre o mercado agronegócio e como você pode se beneficiar da “Locomotiva do Brasil” e capturar grandes valorizações com um fundo inédito no mercado.
Saiba Mais

Post Relacionados

Se você deseja investir em renda fixa, saiba que existem diversas alternativas

Ao acompanhar os noticiários, é comum ver informações sobre a dívida pública

O setor agropecuário é um dos destaques da economia brasileira, contribuindo principalmente

No complexo sistema financeiro brasileiro, o mercado de capitais se torna um

A economia de um país é bastante dinâmica, existindo diversos fatores que

Encontre tudo o que precisa saber sobre investimentos. Confira tudo sobre Renda Fixa, Fundos, Finanças, Ferramentas, Calculadoras e muito mais.

MAteriais

  • Revista Interativa
  • Mercado de Opções
  • Mulheres Investidoras
  • Renda Fixa Profissional
  • Investidor em 20 passos
  • Revista Interativa edição 1

Comece a Investir

  • Se organizar financeiramente
  • Reserva de emergência
  • Saiba os tipos de investimentos
  • Diversifique sua carteira de investimento
  • Imposto de renda

Assine Nossa Newsletter

App Renda Fixa 2020. Todos os direitos reservados. Criado com ❤
Fechar Menu