Horizonte de investimento x Liquidez do investimento

Conheça a correlação destes fatores

Definir quais são os melhores investimentos para realizar aportes é sempre um desafio para muitos investidores. E, apesar de a maior parte dos poupadores priorizarem sempre a melhor rentabilidade, existem alguns fatores que não devem ser ignorados na hora da formação da carteira de investimentos como, por exemplo, o horizonte de investimentos.

Entre os principais fatores que devem ser levados em consideração pelo investidor é a relação entre o horizonte de investimento e a liquidez destes investimentos. Descubra um pouco mais sobre esta importante relação no artigo de hoje!

O que é o Horizonte de investimento?

Horizonte de investimento é o prazo pelo qual o investidor pretende manter seu investimento. Um investimento com horizonte de longo prazo, por exemplo, deve ser escolhido por aqueles que têm como objetivo realizar o resgate no futuro, evitando preocupações com oscilações ao longo do tempo.

Entretanto, se o investidor tem como objetivo resgatar seu dinheiro no curto prazo, a aplicação deve ter horizonte de curto prazo. Como resultado, terá variações menores e resgate em um prazo também menor.

 

 Prazo do investimento

Além disso, se atentar ao prazo de um determinado investimento é tarefa primordial para todos os investidores.Isso porque, precisam montar uma carteira de investimento diversificada e em linha com seus objetivos pessoais. Na mesma linha, cada tipo de investimento possui um prazo específico e, na maioria das vezes, estes prazos de vencimento afetam diretamente a rentabilidade ao longo do tempo.

Imagine, por exemplo, que você deseja investir em um título do Tesouro Direto com vencimento em 2 anos. Nesta situação, você receberá o valor que investiu e os devidos rendimentos do período ao final do prazo estabelecido de 2 anos.

Em segundo lugar, é  possível resgatar seu título antes do vencimento. Porém, neste caso, a rentabilidade seria afetada e o investidor, inclusive, poderia perder dinheiro. E é exatamente com o objetivo de evitar situações como esta que o investidor deve sempre se atentar.

Liquidez

Um outro fator que não pode ser esquecido pelos poupadores na hora da escolha dos investimentos é a liquidez. A liquidez nada mais é que a rapidez com que o investidor pode se desfazer dos seus investimentos e transformá-los em dinheiro.

Investimentos com boa liquidez permitem ao investidor ter acesso ao dinheiro investido com maior rapidez, enquanto investimentos menos líquidos tendem a demorar mais tempo para permitir esta transformação do investimento em capital para uso.

Não se atentar à liquidez do investimento na hora de investir pode causar diversos transtornos aos investidores. Por isso, é importante sempre prestar atenção a este fator importantíssimo antes de definir a composição da sua carteira de investimentos.

Horizonte de investimento x liquidez

Agora que você já entendeu a importância dos prazos dos investimentos e a liquidez. Assim, fica mais fácil de compreender a relação entre o horizonte de investimentos x liquidez. A correlação entre estes dois fatores podem determinar o sucesso ou o insucesso dos seus investimentos.

Imagine que você, investidor, deseja realizar aportes em determinado investimento. com o objetivo, por exemplo de realizar uma viagem daqui a um ano. Por mais que existam excelentes opções de investimentos, com altas rentabilidades, disponíveis no mercado, é preciso que você escolha uma opção compatível com o tempo que você deseja manter o dinheiro investido. Bem como o prazo do resgate.

Se você escolher, por exemplo, um Título do Tesouro Direto.  Vamos supor que com vencimento em 2 anos. Você não conseguirá resgatá-lo no prazo determinado para sua viagem e, por isso, sofrerá com perdas na rentabilidade – e, muitas vezes, poderá até perder parte do dinheiro investido, dependendo do valor do título na data do resgate.

Existem, inclusive, investimentos que sequer permitiriam um resgate antecipado – o que seria ainda pior para o investidor, que teria seus objetivos comprometidos por conta da falta de liquidez do investimento.

A importância desta relação entre o horizonte do investimento e a sua liquidez se dá justamente pelo impacto que ela traz aos investimentos de cada investidor. Uma escolha errada quanto ao horizonte do investimento e à sua liquidez pode trazer grandes transtornos ao investidor e, muitas vezes, comprometer a rentabilidade e seus objetivos pessoais.

Como fazer a escolha certa?

Para evitar dores de cabeça, fazer a escolha certa no campo dos investimentos é fundamental. Por isso, considere – em primeiro lugar – seus objetivos pessoais na hora de montar sua carteira de investimentos. Investir no mercado de ações, por exemplo, pode não ser boa opção para quem deseja resgatar o investimento no curto prazo, assim como investimentos mais curtos podem não oferecer as melhores rentabilidades para quem deseja aplicar o dinheiro por um longo período de tempo.

Procure sempre ajustar seus investimentos aos seus objetivos de curto, médio e longo prazo, e faça escolhas que se adéquem a cada um dos seus objetivos. Se você pretende investir para alcançar determinado objetivo no curto prazo, evite investimentos de horizontes mais longos, e aposte naqueles investimentos mais curtos, que ofereçam a liquidez e a rentabilidade necessárias para a conquista dos seus objetivos de curto prazo.

Se o seu objetivo é no médio ou longo prazo, escolha os investimentos que estejam em linha com suas projeções. Neste caso, por exemplo, seria até possível abrir mão de uma boa liquidez para priorizar e conquistar uma rentabilidade melhor.

O importante é jamais deixar de analisar esta relação entre horizonte de investimento x liquidez de investimento na hora de compor sua carteira e buscar fazer sempre as melhores escolhas de investimento, de acordo com seu perfil e dos seus objetivos enquanto investidor.

E você, já havia pensado nesta relação de horizonte de investimento versus liquidez na hora de escolher seus investimentos? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião com a gente!

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

ações bear market

Qual setor mais afetado? O Índice Bovespa,  também conhecido como Ibovespa, é considerado um dos

A taxa selic meta é definida pelo COPOM

Quais as diferenças entre TAXA META SELIC, SELIC E CDI? No mundo

research: Casa de análise vale a pena

Casas de análises são confiáveis? Durante muitos anos os investimentos ficaram restritos

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by