• Investimentos
  • Finanças
  • Materiais Educativos
Menu
  • Investimentos
  • Finanças
  • Materiais Educativos
O que você está procurando?
  • Investimentos
  • Finanças
  • Materiais Educativos
Menu
  • Investimentos
  • Finanças
  • Materiais Educativos
Invista agora
  • Investimentos
  • Finanças
  • Materiais Educativos
Menu
  • Investimentos
  • Finanças
  • Materiais Educativos
  • Investimentos

O que são as debêntures incentivadas e quais os seus benefícios?

O investidor interessado na renda fixa conta com diferentes alternativas de aplicações. Os certificados de depósito bancário (CDBs) e os títulos públicos estão entre as mais comuns. Mas existem outras possibilidades para quem deseja diversificar a carteira de investimentos, como as debêntures incentivadas.

Assim como outros títulos dessa classe de investimentos, elas têm lógica de rentabilidade previamente combinada. Por isso, as debêntures também são aplicações que podem despertar a atenção de investidores que buscam a maior previsibilidade da renda fixa em suas alocações.

Quer conhecer as debêntures incentivadas, suas características e benefícios? Então siga a leitura deste artigo!

 

O que são debêntures incentivadas?

As debêntures incentivadas são títulos de dívidas emitidos por companhias não financeiras do tipo sociedade anônima interessadas em obter recursos para custear suas atividades. O pagamento de juros é a maneira que essas empresas encontram para atrair credores.

Logo, as debêntures simbolizam um acordo entre a organização emissora e o investidor. Dessa forma, a companhia capta recursos do mercado. Já o credor aguarda o vencimento do título de crédito privado para recuperar o valor do empréstimo, acrescido da rentabilidade prometida.

Outra característica relevante das debêntures incentivadas é a isenção de Imposto de Renda (IR) para pessoas físicas. Isso acontece porque as empresas que emitem esses títulos realizam obras e projetos importantes para o desenvolvimento do país, como redes de energia, estradas e aeroportos.

 

Como as debêntures incentivadas funcionam?

Agora que você sabe o que são as debêntures incentivadas, é hora de entender como elas funcionam. Por serem aplicações de renda fixa, a rentabilidade é previamente estabelecida, como você viu.

 

Nesse sentido, as debêntures incentivadas podem ser:

– pré-fixadas: a remuneração é calculada a partir de um percentual anual fixo, que se mantém igual até o vencimento do título;

– pós-fixadas: a rentabilidade é determinada por um índice de mercado, como o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) ou a taxa Selic;

– híbridas: a remuneração é definida por um índice de mercado mais um percentual fixo. Um exemplo é o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) + 3,5% ao ano.

 

 

Quais são os benefícios das debêntures incentivadas?

Você aprendeu o que são debêntures incentivadas e como elas funcionam. Logo, vale saber quais são os benefícios desses títulos para o investidor pessoa física. Em primeiro lugar está a previsibilidade dos ganhos.

Essa característica pode tornar as debêntures incentivadas interessantes para investidores com diferentes perfis. Além disso, por ser um título do crédito privado, elas podem ser uma possibilidade para diversificar a carteira sem deixar de investir em renda fixa.

A lógica de rentabilidade conhecida também pode atrair quem quer mitigar os riscos da exposição à renda variável. Outro benefício das debêntures incentivadas é a isenção de IR sobre os rendimentos. Com isso, elas podem ser mais atrativas que outras aplicações de renda fixa com a mesma remuneração, mas tributadas pelo governo.

Ademais, as debêntures costumam oferecer rentabilidades mais altas em comparação a alternativas da mesma classe. No entanto, isso se deve ao risco mais elevado, como você verá.

 

Quais são as desvantagens e os riscos das debêntures incentivadas?

Tão importante quanto saber as vantagens das debêntures incentivadas é conhecer suas desvantagens. Uma delas é o prazo de vencimento dessas aplicações, que costuma ser longo (acima de 5 anos). Caso queira se desfazer do investimento antes do prazo, você pode precisar recorrer ao mercado secundário.

Nesse caso, o título estará exposto à marcação a mercado, que atualiza o preço das aplicações diariamente. A depender das condições, os ganhos podem não ocorrer conforme combinado. Isso porque a rentabilidade prometida é garantida apenas quando o investimento é levado até o vencimento.

Um segundo ponto de atenção é o risco de crédito, que pode ser maior conforme o histórico e situação financeira atual da empresa. Afinal, a companhia pode não conseguir arcar com o pagamento do empréstimo.

Isso representaria uma perda de capital para o investidor, já que as debêntures incentivadas não são cobertas pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Para mitigar o risco de crédito, é possível avaliar a classificação da companhia acessando agências de rating. Dessa forma, você poderá decidir com mais embasamento por investir ou não na aplicação.

 

Quais são as garantias das debêntures incentivadas?

Mesmo apresentando maior risco em comparação a outras aplicações de renda fixa, as debêntures incentivadas podem oferecer algumas garantias. Saber analisar essa característica pode ajudá-lo a decidir se vale a pena incluir esses títulos em sua carteira.

 

A garantia pode ser:

– real: são apresentados bens da empresa como garantia, sendo que eles não poderão ser negociados. Assim, em caso de inadimplência, eles ajudarão a honrar com os pagamentos;

– flutuante: essa garantia é semelhante à real, mas menos segura. O motivo é que companhia está autorizada a negociar ou substituir os bens ao longo do período de duração da aplicação;

– subordinada: nesse caso, os investidores usufruem do direito de preferência nos pagamentos se a companhia não conseguir honrar todos os credores.

 

Como investir em debêntures incentivadas?

Depois de aprender mais sobre as debêntures, é hora de saber como incluí-las em sua carteira, caso faça sentido para a sua estratégia de investimentos.

Para isso, você precisa acessar a plataforma de sua instituição financeira e buscar por essas aplicações. Dados como empresa emissora, setor de atuação, rentabilidade do título, garantias e prazos de vencimento estão disponíveis nos prospectos de emissão.

Outra maneira de pesquisar as debêntures incentivadas disponíveis no mercado é por meio de aplicativos que permitem comparar as alternativas disponíveis no mercado financeiro. Um deles é o App Renda Fixa, plataforma que facilita seu caminho até encontrar a melhor aplicação para sua carteira.

A ferramenta pode ser uma excelente aliada em sua jornada como investidor. Isso porque ela permite que você compare os títulos existentes e encontre aqueles que mais condizem com seu perfil de investidor e objetivos.

Agora você sabe que as debêntures incentivadas podem ser atrativas para investidores que desejam diversificar seus investimentos de renda fixa. Assim, é possível aumentar o potencial de rentabilidade da sua carteira.

 

Gostou deste conteúdo?

O que acha de continuar aprendendo mais sobre mercado financeiro? Então conheça 5 situações em que vale a pena aplicar na renda fixa!

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Os 2 trilhões Do Campo para o Seu Bolso

Leia agora a análise do BTG Pactual digital sobre o mercado agronegócio e como você pode se beneficiar da “Locomotiva do Brasil” e capturar grandes valorizações com um fundo inédito no mercado.
Saiba Mais

Post Relacionados

Se você deseja investir em renda fixa, saiba que existem diversas alternativas

Ao acompanhar os noticiários, é comum ver informações sobre a dívida pública

O setor agropecuário é um dos destaques da economia brasileira, contribuindo principalmente

No complexo sistema financeiro brasileiro, o mercado de capitais se torna um

A economia de um país é bastante dinâmica, existindo diversos fatores que

Encontre tudo o que precisa saber sobre investimentos. Confira tudo sobre Renda Fixa, Fundos, Finanças, Ferramentas, Calculadoras e muito mais.

MAteriais

  • Revista Interativa
  • Mercado de Opções
  • Mulheres Investidoras
  • Renda Fixa Profissional
  • Investidor em 20 passos
  • Revista Interativa edição 1

Comece a Investir

  • Se organizar financeiramente
  • Reserva de emergência
  • Saiba os tipos de investimentos
  • Diversifique sua carteira de investimento
  • Imposto de renda

Assine Nossa Newsletter

App Renda Fixa 2020. Todos os direitos reservados. Criado com ❤
Fechar Menu