Para comparação correta entre um CDB e essas duas modalidades de letras de crédito, é necessário levar em conta a alíquota do imposto de renda, que varia de acordo com o prazo do seu investimento. E para você sabe qual dessas modalidades rende mais, assista o vídeo até o final.
Como são isentos de imposto de renda, os investimentos em LCI e LCA fazem muito sucesso entre os investidores.
Mas você sabe como comparar a rentabilidade de uma LCI/LCA com um CDB?
Diferente do CDB que não possuem lastro, a LCI necessita de uma garantia para ser emitida. Essa garantia é dada pelos empréstimos que foram concedidas ao setor imobiliários. Com a LCA, acontece o mesmo, mas os empréstimos foram destinados ao setor do agronegócio. Resumindo: Para os bancos emitirem tanto uma LCI/LCA é necessário colocar uma garantia as operações de crédito que foram destinadas para esse setor.
Para o investidor, nada muda, já que esses títulos também são emitidos pelos bancos e possuem a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) até o limite de R$ 250 mil por CPF e por emissor.
Pra gente conseguir fazer a comparação correta entre um cdb e essas duas modalidades de letras de crédito, é preciso levar em conta a alíquota do imposto de renda que varia de acordo com o prazo do seu investimento. Quanto maior for o prazo, menor será a alíquota do IR.
Exemplo: Qual será que rende mais?
CDB: 105% do CDI
LCI: 85% do CDI
Para fazer essa comparação, é necessário descontar a alíquota do IR da rentabilidade do CDB de acordo com a tabela do imposto de renda.
(% CDI do CDB) x [1-(Alíquota do IR/100)]
Vamos pegar:
105 -> % do CDI
105*[1-(22,5/100)] = 81%
Nesse exemplo, a LCI é mais vantajosa que o CDB para investimentos e até 180 dias.