A maior crise econômica do século XX!
A quebra da Bolsa de Valores de Nova York ocorreu 90 anos atrás em 1929. Neste vídeo veremos os principais fatores que levaram à criação da bolha econômica que causou a quebra e a crise de 1929. Vai conseguir entender de forma simples e didática todo o contexto histórico até o fatídico dia em que se rompeu a bolha especulativa. Além disso verá também todas as consequências para a economia e a sociedade dos Estados Unidos na década de 30.
Em segundo lugar, aprenda com o App Renda Fixa como o otimismo pós-Primeira Guerra Mundial, consumismo desenfreado e a especulação sem limites levou à maior recessão que o mundo já viu no século XX. Ademais, também abordaremos o assunto de como a sociedade americana entrou em declínio e quais foram as medidas que recuperaram a confiança no mercado.
Crise de 1929
Ao longo da Primeira Guerra Mundial datada de 1914 à 1918 os Estados Unidos, chegaram a ser um dos principais fornecedores de alguns países da Europa. Desta forma, conseguiam exportar uma série de itens industrializados bem como alimentos. Porém, tudo isso como forma de empréstimo.
Em segundo lugar, já no pós guerra, os Estados Unidos passaram a ser uma das maiores potências economicas do mundo. Quando industria americana em 1920 era capaz de produzir 50% de toda a base industrial do mundo. Por quase toda a década de 20, a prosperidade econômica gerou nos norte-americanos um clima de grande euforia e de consumo desenfreado, gerando o modo de vida americano (American way of life), como modelo de progresso. Viver bem significava consumir cada vez mais.
Porém, no final da década de 20, a produção norte-americana atingiu um ritmo de crescimento muito maior do que a demanda por seus produtos, gerando uma crise de superprodução. Em 1929, os Estados Unidos conheceram uma profunda crise econômica, com a queda da Bolsa de Valores de Nova York, que gerou uma grave crise interna, um alto índice de desemprego e que acabou afetando vários países do mundo.
Se você gosta deste tipo de conteúdo não se esqueça de se inscrever no nosso canal do Youtube e compartilhar com seus amigos. Fique à vontade pra nos enviar críticas, sugestões ou elogios na caixa de comentarios abaixo