Como se paga por uma guerra?
Para marcar os 80 anos do início da Segunda Guerra Mundial, hoje falaremos sobre esse que é o maior conflito armado da história da humanidade. Ma afinal, como se paga por uma guerra?
Um dos principais modos que os países envolvidos na guerra usaram para pagarem por suas despesas foram títulos de guerra. Estes títulos emitidos pelo governo podiam ser adquiridos diretamente pelo público ou comprados na bolsa de valores. A ideia era que o governo colocaria mais dinheiro em circulação, com a função de controle da inflação.
Acompanhe um pouco sobre a história da guerra, aprenda como os principais países envolvidos arrecadaram dinheiro para se manterem no conflito e descubra como táticas militares e economia estiveram interligadas.
Como faz para pagar uma guerra?
Vários países, como os Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e até o Brasil empregaram títulos de guerra para financiarem suas operações. Esses títulos precisavam ter um valor de aquisição relativamente baixo para que o público em geral pudesse comprá-lo e seu resgate ocorria de acordo com as regras e imposições de cada governo.
Estima-se que apenas nos EUA, 85 milhões de americanos compraram títulos de guerra totalizando US$ 185 bilhões em valores da época. A Alemanha, por outro lado, não emitiu títulos de guerra, como havia feito na Primeira Guerra, pois não queria apresentar qualquer tipo de referendo público sobre a guerra, o que seria o caso se os títulos não vendessem bem
Em vez disso a Alemanha pegou dinheiro emprestado diretamente de instituições financeiras, usando títulos de guerra de curta duração como colaterais. Essas instituições transferiram o dinheiro para o Departamento de Finanças alemão em troca de notas promissórias. Comissários alemães também forçaram bancos tchecos a comprarem títulos alemães depois da invasão da Tchecoslováquia.