Será que é possível ter rentabilidade sem o FGC ?
O Fundo Garantidor de Crédito serve para proteger o investidor e evitar que o mesmo tenha prejuízos em relação às suas aplicações financeiras. Entretanto, existem alguns tipos de investimentos sem a proteção do FGC. Será que eles valem a pena?
Quem costuma investir, provavelmente já percebeu que encontrar investimentos em renda fixa com rentabilidade alta está cada vez mais difícil.
No artigo de hoje, vamos discutir se vale a pena aplicar dinheiro em investimentos sem a proteção do FGC para diversificar a sua carteira. Confira!
Diversificação dos investimentos
Como dissemos antes, é provável que já tenha notado que vem sendo difícil encontrar aplicações em renda fixa com boas taxas de rentabilidade.
Entretanto, não existem motivos para se desesperar. Isso não significa que não é mais possível investir seu dinheiro com rentabilidade alta. Visando também uma boa taxa de segurança bem como liquidez . Assim, você conseguirá resgatar o seu montante quando necessário.
Para aplicar dinheiro em investimentos sem a proteção do FGC, você precisará se esforçar um pouco mais e sair da zona de conforto das aplicações em renda fixa. Isso porque, você para encontrará opções de investimento que sejam mais sofisticados.
E para atingir esse objetivo , é fundamental que você aprenda a diversificar a sua carteira de investimentos.
A sugestão aqui não é que você deixe de aplicar dinheiro em renda fixa definitivamente. Em especial se o seu perfil de investidor for mais conservador. A ideia é procurar outras alternativas de aplicações para diversificar a sua carteira.
Diversifique seus investimentos
Como diversificar a sua carteira de investimentos
Como dissemos, para aplicar seus recursos em investimentos sem a proteção do FGC e diversificar a sua carteira, na prática, você precisa tomar uma série de cuidados.
Cada investidor possui seu perfil de risco, seus objetivos e também as suas próprias convicções acerca do que o deixa mais confortável e confiante sobre o futuro das suas aplicações financeiras e tudo isso deve ser levado em consideração.
Ainda assim, na hora de apostar em investimentos sem a proteção do FGC você pode lançar mão de algumas atitudes que valem para todo mundo.
Para ajudar você na tarefa de aplicar o seu dinheiro em investimentos sem a proteção do FGC e diversificar as suas aplicações, separamos algumas dicas na lista a seguir:
-
Não diversifique demais
Não vai adiantar você colocar os seus recursos financeiros em uma infinidade de ativos diferentes somente para diversificar.
A complexidade operacional de uma atitude como essa e a dificuldade de acompanhar cada uma das aplicações financeiras escolhidas sozinho faz com que seja inviável.
Inclusive, em um cenário muito otimista, o máximo que você iria conseguir lugar fazendo isso seria uma média sobre o rendimento do mercado.
-
Não diversifique através de ativos relacionados um com o outro
Também não vai adiantar você diversificar as suas aplicações em investimentos sem a proteção do FGC se você apostar em, por exemplo, uma franquia de doces e uma outra de bolos. Quando o mercado do segmento estiver em baixa, você vai acabar vendo seu rendimento cair duas vezes.
-
Tenha cuidado com os tipos de riscos
Não importa o quanto seja boa a diversificação que você fizer das suas aplicações, os riscos sempre vão existir.
Qualquer ativo conta com um Risco Diversificável (ou Risco de Mercado) e um Risco Não Diversificável, sejam ou não investimentos sem a proteção do FGC.
Assim, você poderá proteger seus investimentos das oscilações de determinado segmento do mercado através da diversificação, entretanto, em algumas situações, como no caso de uma crise econômica geral, por exemplo, é bem provável que os efeitos cheguem até você.
- Diversifique de forma estratégica
A diversificação tem como objetivo diminuir os riscos de mercado na sua carteira de investimentos, entretanto, não basta que você aplique seu dinheiro de qualquer forma e em qualquer coisa.
É necessário que a sua carteira seja construída de maneira estratégica e inteligente para que você colha os benefícios que espera.
-
O risco deve ser calibrado pela volatilidade
Por último, na hora de diversificar a sua carteira de investimentos, você deve pensar em uma forma de fazer isso que seja coerente com o seu perfil de investidor.
Se tudo isso pareceu muito complicado para você, afinal de contas, especialmente para o investidor independente que não se dedica integralmente para as aplicações financeiras realmente a tarefa não é tão fácil, existe uma alternativa mais simples para que você consiga diversificar a sua carteira de investimentos.
Essa alternativa, que costuma funcionar muito bem para a grande maioria dos investidores independentes, é terceirizar a tarefa a gestores de investimentos profissionais através de um Fundo de Investimento.
Assim, você deixaR o trabalho da diversificação e da alocação dos recursos nas mãos de um profissional. Sabendo que ele possui as qualificações para isso e que ele pode dedica-se integralmente a essa tarefa.
Agora você já sabe que vale a pena aplicar dinheiro em investimentos sem a proteção do FGC para garantir diversificação na sua carteira e aumentar a rentabilidade das suas aplicações financeiras.
Além disso, se você gostou dessas dicas e quer ver mais conteúdo como esse para ajudar você a escolher os melhores investimentos para alcançar seus objetivos financeiros e para estruturar o seu orçamento, continue acompanhando as nossas postagens e confira nossas postagens anteriores.
Artigos que podem ser úteis para você: Mercado Futuro: O que é e como funciona? | CDB x LCI x LCA: Como fazer a comparação correta?