• Investimentos
  • Finanças
  • Materiais Educativos
Menu
  • Investimentos
  • Finanças
  • Materiais Educativos
O que você está procurando?
  • Investimentos
  • Finanças
  • Materiais Educativos
Menu
  • Investimentos
  • Finanças
  • Materiais Educativos
Invista agora
  • Investimentos
  • Finanças
  • Materiais Educativos
Menu
  • Investimentos
  • Finanças
  • Materiais Educativos
  • Investimentos

CRE: O novo investimento que vai dar o que falar!

O que é CRE? 

Não, não é CRI nem CRA, apesar de ser parecido com os títulos de crédito dos mercado imobiliário e do agronegócio. O CRE é, na verdade, um novo tipo de investimento. Em maio, o Senado brasileiro aprovou o projeto de lei que o Certificado de Recebíveis da Educação.

Ainda falta a Câmara dos Deputados discutir o assunto. Mas, o mercado já está de olho no produto.

Esse produto desponta em meio à pandemia. Isso porque é uma forma de socorrer as instituições de ensino, do infantil ao superior, que sofrem com a alta inadimplência. Por exemplo, em abril, ela ficou em 26,3%, segundo o Sindicato das Instituições de Ensino Superior Privado.

Assim, ao invés do lastro ser em ativos como imóveis, como acontece no CRI, o CRE está ligado às matrículas e às mensalidades. Assim, uma empresa de securitização emite o título, levando em consideração o que as instituições de ensino têm para receber.

Invista de forma SEGURA com o App Renda Fixa

Como vai funcionar?

Atualmente, a expectativa é de que CREs sejam emitidos já no segundo semestre. Como ainda é um produto a ser lançado, não se sabe os valores mínimos de aplicação nem o rendimento.

Entretanto, considerando a proximidade com CRIs e CRAs, pode ser que esse título tenha rentabilidade de até 120% do CDI.

Em segundo lugar, os riscos, ficam por conta da instituição de ensino que os emite. Por isso, é recomendado avaliar as finanças da empresa. Bem como seu risco de crédito, para entender a capacidade de pagamento do título.

Nos CRIs e CRAs, safras e imóveis são oferecidos, porém o texto aprovado no Senado para os CREs ainda não definiu as garantias para o investidor.

Assim como seus “primos” dos recebíveis, o Certificado de Recebíveis da Educação não será protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito.

Os certificados de recebíveis costumam ter vencimento longo, ideais para objetivos com maior prazo. No caso dos CREs, o prazo é o ano letivo, 12 meses, mas haverá possibilidade de renovação. A tributação também deve seguir as dos fundos recebíveis. Ou seja, CREs serão isentos no Imposto de Renda.

Este artigo foi produzido pelo Spacemoney com exclusividade para o App Renda Fixa

Carolina Unzelte

Conheça os investimentos de RENDA FIXA !

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Os 2 trilhões Do Campo para o Seu Bolso

Leia agora a análise do BTG Pactual digital sobre o mercado agronegócio e como você pode se beneficiar da “Locomotiva do Brasil” e capturar grandes valorizações com um fundo inédito no mercado.
Saiba Mais

Post Relacionados

Se você deseja investir em renda fixa, saiba que existem diversas alternativas

Ao acompanhar os noticiários, é comum ver informações sobre a dívida pública

O setor agropecuário é um dos destaques da economia brasileira, contribuindo principalmente

No complexo sistema financeiro brasileiro, o mercado de capitais se torna um

A economia de um país é bastante dinâmica, existindo diversos fatores que

Encontre tudo o que precisa saber sobre investimentos. Confira tudo sobre Renda Fixa, Fundos, Finanças, Ferramentas, Calculadoras e muito mais.

MAteriais

  • Revista Interativa
  • Mercado de Opções
  • Mulheres Investidoras
  • Renda Fixa Profissional
  • Investidor em 20 passos
  • Revista Interativa edição 1

Comece a Investir

  • Se organizar financeiramente
  • Reserva de emergência
  • Saiba os tipos de investimentos
  • Diversifique sua carteira de investimento
  • Imposto de renda

Assine Nossa Newsletter

App Renda Fixa 2020. Todos os direitos reservados. Criado com ❤
Fechar Menu