A arte de prever os melhores investimentos

A arte de prever o melhor investimento

Qual o melhor investimento?

Existe uma obsessão por prever o futuro do mercado financeiro. Esta situação é compreensível para que os investidores possam obter a melhor rentabilidade possível. A arte de prever qual o melhor investimento, é feita por uma série de especialistas, que fazem projeções a fim de identificar tendências.  

O pequeno investidor pode ser comparado a um arqueiro que ao utilizar o arco e uma flecha, começa a procurar a melhor chance de acertar o alvo bem no centro em busca de lucro. Porém, quando comparado a um atirador de elite, que utiliza uma arma sniper, a probabilidade de fazer uma previsão sensata acerca de determinado cenário é certamente inferior. 

Para se desviar deste erro, é necessário seguir recomendações de fontes confiáveis através de relatórios para não ser a “sardinha do mercado” que acata investimentos só porque eles estão em alta. Para isso aqui vai uma dica:

Fuja do efeito manada!

Este é um termo empregado para descrever as situações no qual um grupo de pessoas reagem de maneira igual ou semelhante, e até mesmo de forma irracional, devido à pressão exercida pelo grupo. Este efeito é facilmente percebido nos investimentos principalmente na renda variável.

Um exemplo foi a crise imobiliária de 2008, mostrada no filme “A Grande Aposta” (2015), que teve alguns indícios de um comportamento de manada aqui no Brasil. Os investidores brasileiros reproduziram os investidores americanos. 

Acreditaram que pelo fato dos EUA estarem em um maior grau de desenvolvimento econômico e por conseguirem acesso a mais informações privilegiadas, seria plausível seguir o comportamento. O resultado foi marcante, o Brasil sentiu fortemente os efeitos negativos da crise do subprime. 

Sempre Questione 

Para fugir do comportamento de manada a melhor saída para nadar contra essa maré é tomar decisões entendendo, verdadeiramente, o porquê que elas foram tomadas. 

Outra alternativa é perguntar a um especialista não só apenas se um investimento é bom para estar em sua carteira. Lembre-se : “Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. O ideal é ter uma visão do panorama atual. 

As perguntas que valem 1 Milhão de reais:

Ao conversar com um especialista pergunte: As PERSPECTIVAS da valorização deste investimento são boas? Mas este ativo possui um bom retorno com relação ao risco que estou me expondo no futuro?

Outras perguntas a se ponderar antes de um investimento são: O prazo desta aplicação realmente condiz com o meu objetivo? é necessário ter liquidez diária. No caso de ter uma desvalorização do título, isso irá te incomodar?

Estas perguntas devem nortear suas escolhas daqui para frente. Precisam ser sua preocupação número 1 se tratando de futuro. Desta forma, você conseguirá acelerar seus investimentos.

Observe o cenário atual para escolher o melhor investimento

Uma boa forma de mitigar os riscos – além de montar uma reserva de emergência para se precaver- observar o panorama econômico do Brasil e do mundo é essencial. 

Quanto mais conturbado e confuso o cenário econômico, maior a demanda por clareza, tanto no filtro do que é relevante para se investir, quanto na identificação das tendências. 

É interessante se atualizar semanalmente através de relatórios para acelerar os investimentos sem correr riscos desnecessários. 

Se antecipe às tendências de mercado para 


A arte de prever os melhores investimentos está em se antecipar às tendências de mercado. Se você considera que a taxa selic continuará caindo compre ou venda títulos que se beneficiam desta condição de juros baixos como por exemplo os pré-fixados. Vale lembrar que existe uma relação inversa entre o preço do título e a taxa de juros. Se a selic cair o preço dos títulos sobem.

Fique atento, pois muitas vezes quando assistimos uma notícia na televisão e demais mídias tradicionais elas já estão precificadas, bem como a tendência da taxa de juros, ou seja, para investir no ativo que foi noticiado já está tarde demais pois o mercado já se adiantou e alterou as taxas dos títulos. 

Desta forma, seguir a recomendação da mídia já não é mais viável uma vez que o ciclo de alta de determinado ativo já terminou e as chances de cair em um armadilha e se tornar uma sardinha do mercado por conta do efeito manada é maior.

Um olho no peixe e outro gato!

A economia é vista como um organismo vivo, por isso fique atento em todas as inflexões do mercado de forma bem crítica, um olho no peixe e outro no gato, pois nem sempre as previsões de analistas no começo do ano refletem os demais meses.

Um exemplo foi a economia do Brasil em 2015. As previsões ficaram muito aquém da realidade. O FMI projetou um crescimento de 0,3% ao ano, um pouco menos que o Boletim Focus (divulgado pelo Banco Central) de 0,5% ao ano. 

Vários analistas e economistas foram severamente acometidos pelas mudanças conjunturais. Ao final do ano o PIB registrou uma queda de 3,8% e o dólar terminou em R$3,94.

É por isso que um modelo de previsão é justamente isso, apenas um modelo. Existe a possibilidade de  ter uma leve ideia do que vai acontecer no curto prazo, mas como a economia é feita de ciclos, a dinâmica pode mudar dentro de um mesmo ano.

Conclusão para a escolha do melhor investimento

Em um primeiro momento pode parecer que não vale à pena se planejar e tentar prever o futuro. No entanto, este é um pensamento que pode ser limitante e perigoso. É de suma importância saber as consequências e vantagens de um modelo de investimentos que busca mitigar os riscos pensando no futuro. De fato existe uma linha tênue entre o discernimento e o efeito manada e isso pode custar caro se não contabilizado o risco pelo retorno. 

 

Bons investimentos e até a próxima !! 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

corretora para renda fixa

Existe diferença entre banco e corretora? A escolha da corretora que você

jovem investidor

É possível investir com pouco! Embora ainda não faça parte da cultura

Na hora de escolher os investimentos você já parou para se perguntar: Será que vale mais à pena um pré-fixado ou um pós-fixado?

Compare os investimentos e veja qual rende mais! Na hora de escolher

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by