Hora de entrar ou fugir do mercado de ações?  

ações

Crise política e pandemia: O que esperar de 2020?

Após recordes atrás de recordes positivos na bolsa de valores, fazendo o índice Ibovespa atingir o patamar dos 119 mil pontos, uma série de fatores acabou fazendo ações e o sonho de muitas pessoas ir por água a baixo. 

Aos que iniciaram seus investimentos na bolsa recentemente, meus parabéns! Muitos de vocês abriram o homebroker e presenciaram pela primeira vez um CIRCUIT BREAKER. 

Acima de tudo, o Circuit Breaker nada mais é do que um mecanismo de segurança utilizado pela Bolsa de Valores (B3). Além disso ele permite, na ocorrência de movimentos bruscos do mercado, a paralisação e o rebalanceamento das ordens de compra e de venda. 

A utilização desse mecanismo tem como principal objetivo balancear e proteger a volatilidade excessiva do mercado. 

Com essa paralização temporária os investidores têm um tempo para repensar e traçar novas estratégias em um momento atípico do mercado financeiro. 

Existem algumas regras para que sejam acionados os Circuit Breakers.

Regras para o Circuit Breaker

Por exemplo, para que o primeiro Circuit Breaker seja acionado é preciso que haja uma queda de 10% no Ibovespa. Assim todas as negociações da B3 são interrompidas por 30 minutos.

Caso depois que sejam restabelecidas as negociações o ibovespa caia mais 5%, atingindo uma queda de 15%, ocorre uma nova interrupção nas negociações, agora por 1 hora. Depois disso, caso o índice caia mais 5%, ou seja, totalizando uma queda de 20% no dia, o mercado encerra as operações por tempo indeterminado. Em segundo lugar, a B3 fica responsável pela definição de um novo prazo de abertura. 

Em 2020, tivemos muitas quedas acentuadas na bolsa ocasionadas principalmente pelo Coronavírus em decorrência do pânico generalizado. E, principalmente, pelas incertezas que essa pandemia poderia gerar em todo mundo.

 Desdobramentos

Na mesma linha, afetou os setores de turismo, exportação, importação e nas economias em geral. Mas, tudo que está ruim pode piorar. E, essa situação realmente ocorreu, neste caso graças a guerra de preços do petróleo entre Arábia Saudita e Rússia, impactando fortemente as empresas petrolíferas mundiais. 

Por conta disso, a Petrobras não teria como ficar de fora e contribuiu significativamente para que o Ibovespa atingisse o patamar dos 60 mil pontos. 

Passada essa fase de extrema volatilidade, o mercado de ações se recuperou bem devido àatuais circunstâncias, chegando a ultrapassar a casa dos 80 mil pontos e com um cenário internacional relativamente calmo. Porém, mar calmo nunca fez bom marinheiro não é mesmo? 

Mercados globais e a influência nas ações

Os mercados globais testemunharam um evento inédito: O preço do barril do petróleo americano caiu para -US$37,63 dólares, ou seja, negociado a preço negativo no mercado. Lembrando que há pouco tempo o preço do barril estava na casa dos US$60 dólares. Mas a pergunta que fica é qual motivo dessa queda tão abrupta npreço do petróleo?

A resposta é de certa forma simples. A oferta está superando a demanda, principalmente pelo fato da paralisação forçada com o objetivo de conter a disseminação do vírus, ou seja, a demanda por derivados de petróleo caiu radicalmente e os estoques aumentaram, deixando a posição dos americanos sem rumo por não terem mais onde estocar a produção do mesmo. 

A crise no setor afeta diretamente a economia nos principais países do mundo. Para ter uma ideia, a Petrobras por exemplo, é uma das empresas com maior peso no IBOVESPA e com essa queda nos preços do petróleo, a empresa também foi afetada, causando uma nova queda no índice. 

Mas as incertezas não acabam por aí, o Brasil conseguiu entrar em uma crise política, no meio de uma crise econômica devido a pandemia do COVID-19.

Cenário político 

Com a saída do ministro da Justiça, Sérgio Moro, houve um impacto muito forte no mercado de ações, com o índice despencando até 9% no mesmo dia. 

A percepção do mercado foi de que o governo está perdendo o rumo político. Ou seja, o controle da situação, tendo uma instabilidade política nesse cenário já turbulento.

Dessa vez tivemos a ocorrência de uma queda sistemática, onde grande parte das empresas negociadas na bolsa de valores tiveram suas ações desvalorizadas.

Ressaltamos a importância de uma diversificação no portfólio. Assim, você reduz o risco não sistemático de sua carteira. 

Nessas quedas repentinas, realmente apareceram boas oportunidades no mercado de ações. Então, pra quem teve paciência e principalmente caixa nesse cenário, conseguiu e está conseguindo adquirir empresas com fundamentos. Estas possuem grandes chances de saírem dessa crise ainda mais valorizadas.

Como não gostamos de perder boas oportunidades, não poderíamos ficar de fora dessa, não é mesmo?

Agora você consegue investir em renda variável, fundos e muito mais pelo nosso App, é só clicar aqui! 

Lembrando que o mercado de ações é extremamente volátil e arriscado. Recomendamos sempre fazer diversas análises antes de “virar” sócio da empresa (quando você adquire uma ação de determinada empresa, você está comprando uma pequena parte dela).


Rafael Martins, Economista do App Renda Fixa. 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

Investimentos de curto prazo: 5 dicas

Conheça quais investimentos são os mais indicados! Escolher um investimento, pode não

Financeiras são autorizadas a emitir CDB

Votos:  5/5 O que mudou na prática? No ínicio do mês

diversificação nas crises

Entenda o que fazer com os investimentos nesta crise. Você sabe o

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by