Fundos de Investimentos: Como fazer uma análise adequada na hora de investir

Analisando os fundos de investimento!

Uma das formas de melhorar o desempenho do portfólio de aplicações é ter fundos de investimentos. Essa modalidade permite que o investidor diversifique dentro de várias categorias de ativos.

Em primeiro lugar, cada investidor possui uma ou mais cotas, e o rendimento será proporcional ao número de cotas que adquiriu.

Acima de tudo, quem escolhe qual será a alocação dos ativos será o gestor, que irá administrar este fundo.

O papel da gestão

Dado que este fundo de investimento é composto por vários cotistas, existe um gestor para organizar qual será o percentual de alocação em cada ativo.

Este gestor, que é devidamente certificado, tem o papel de gerir os ativos. De forma que haja performance satisfatória.

Pode ser usado o CDI (Certificado de Depósito interbancário) como indicador para fundos de renda fixa e o IBOVESPA para fundos multimercados e de ações.

Essa tomada de decisão em nome dos cotistas é eficiente para aqueles que ainda estão aprendendo a investir. Isso porque, um gestor qualificado pode trazer retornos tão agressivos quanto nas ações.

Mas, não se engane! Existe uma taxa de administração que é descontada automaticamente para remunerar este serviço prestado. Esta taxa pode variar de fundo para fundo e fica entre 0,5%a.a. e em alguns casos 4%a.a.

Desta forma, fique de olho na taxa de administração e de performance que frequentemente são cobradas.

Atenção quanto a liquidez do fundo de investimento

Liquidez do investimento é o quão rápido você consegue resgatar seus valores. Dito isso, se o seu objetivo é de curto prazo, não faz sentido ter um fundo de investimento com resgate de 30 dias.

Essa liquidez é expressa na nomenclatura D+X onde ”X” representa o número de dias para resgatar seus valores. Na mesma linha, um investimento de curto prazo, pode ter um resgate em D+3, ou seja, 3 dias para resgate.

Ao passo que para uma reserva de emergência, é necessário um investimento com alta liquidez e, portanto, o ideal é que seja um resgate em D+0. Assim, o investidor tem os seus valores no mesmo dia.

Volatilidade dos fundos e grau de risco
Ter altas rentabilidades implica em ter riscos maiores, ainda que controlados. O conhecimento do seu perfil de risco vai te ajudar a ter fundos de investimentos adequados.

Se você julga que consegue suportar apenas uma oscilação de 3% para mais ou menos no seus valores, não faz sentido ter fundos de ações, por exemplo.

Isso porque, a renda variável é muito volátil e pode facilmente ter oscilações de 10% até mesmo 30% em períodos de crise.

Se você não está preparado psicologicamente para essas oscilações é recomendado optar por fundos mais conservadores, como os de renda fixa para longo prazo.

Cada pessoa tem um perfil de risco. Como resultado, não existe o melhor fundo de investimento, existe sim aquele que se adequa melhor a uma necessidade.

Além disso, para que você não se fruste, entenda a volatilidade do fundo para ter suas expectativas alinhadas com a rentabilidade que o fundo proporciona.

Compare os fundos de investimentos.

O App Renda Fixa desenvolveu um comparador de fundos gratuito. Com ele é possível verificar a rentabilidade do fundo desde sua criação até o momento atual.

Em segundo lugar, vale lembrar que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura dada a mudança constante do cenário econômico.

Porém, serve com um referencial para ver se o fundo está com um retorno esperado dentro da situação econômica do país visualizando também o retorno frente ao índice de referência.

Desta forma, é imprescindível comparar fundos de mesma categoria para verificar qual o mais rentável dentro do seu perfil de risco. Assim, no comparador de fundos também é possível visualizar a carteira de investimento proposta pelo gestor.

Espero que com este artigo você possa iniciar a sua jornada na diversificação dos seus ativos. Caso tenha alguma dúvida, fique a vontade para comentar abaixo.

Bons investimentos e até a próxima !!

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

ações bear market

Qual setor mais afetado? O Índice Bovespa,  também conhecido como Ibovespa, é considerado um dos

A taxa selic meta é definida pelo COPOM

Quais as diferenças entre TAXA META SELIC, SELIC E CDI? No mundo

research: Casa de análise vale a pena

Casas de análises são confiáveis? Durante muitos anos os investimentos ficaram restritos

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by