Iniciação em análise técnica.

Iniciação em analise técnica

Aprenda analisar uma ação pelos gráficos !

Iniciar na renda variável requer conhecimento para realizar uma boa análise da empresa e do papel negociado em bolsa. Se você se interessa pelo assunto é provável que já tenha visto o gráfico das cotações diárias representados por barras verdes e vermelhas. Mas você sabe interpretá-las? Já ouviu falar sobre análise técnica ?

Essas barras que formam os gráficos chamam-se candlestick. Os padrões dos candles servem como uma espécie de aviso, para o investidor, acerca dos movimentos que aconteceram com os preços.

Além disso, possuem uma função importante de sinalizar os suportes e as resistências que são os parâmetros iniciais em uma análise técnica.

Candles

A palavra candlestick significa candelabro ou vela, devido à maneira pela qual está organizado. Eles podem ser utilizados para representar a movimentação dos preços de um do ativo em uma escala de tempo que pode ser: Diária, semanal, quinzenal ou mensal sendo utilizados pelo mundo todo.

O tempo do gráfico vai depender da operação que está sendo feita. No caso de day-trade -modalidade de compra e venda de ações feita no mesmo dia- os gráficos mais adequados são de 15 minutos para não atrapalhar na interpretação.

Os gráficos que vamos te ensinar a analisar se referem a outro tipo de modalidade chamada swing trade.

Esta é considerada uma operação mais longa que começa em um dia, mas não possui um prazo determinado para finalizar. Como resultado, é possível obter lucros consideráveis, pois há maior previsibilidade dos riscos de modo a minimizá-los e, portanto, reduzi-los consideravelmente com base em análise gráfica. 

 

Analisando um candlestick 

Todo candlestick possui um corpo que você precisa saber interpretar. Nele é possível conferir os preços de abertura e fechamento do ativo bem como o preço máximo que o papel conseguiu atingir e o mínimo também.

candles para analise técnica

Em segundo lugar, para a analisar um candlestick, é preciso observar o pavio da barra. Estes riscos são chamados de sombras e sempre estarão acima ou abaixo do candle marcando os preços máximos e mínimos.

Se o candle for verde ou vazio é devido ao fato do preço de abertura ser inferior ao preço do fechamento, desta forma teremos um candle positivo. Por exemplo, uma determinada ação iniciou no pregão valendo R$15,57 e no fechamento R$16,02, logo o saldo é positivo. 

Caso contrário o corpo do candle será preenchido na cor preta ou vermelha indicando que o preço da abertura foi superior se comparado com o preço do fechamento e, portanto, será um candle negativo. 

Agora que você já entendeu as características de um candle é possível aplicar a técnica de verificação das linhas de suporte e resistência nas ações.

 

Suportes e resistências 

Os níveis de resistência e suporte servem tanto para confirmar quanto testar uma tendência e precisam ser monitoradas em uma análise técnica. Essas linhas de tendência são riscadas sempre com uma inclinação representativa. 

Ao passo que o preço do ativo está entre as retas de suporte e resistência, a tendência muito provavelmente continuará.

Quando a reta liga os fundos ascendentes estamos tratando de uma linha de suporte devido um indício de um movimento de alta. 


Linha de suporte

reta suporte para a analise técnica

Fonte: B3

Em outras palavras, conforme as barras representadas pelos candles vão de encontro com a reta suporte, será um indício de confirmação da tendência. Perceba que quando o preço descola da reta suporte há o fim da tendência. 

Existem papéis negociados na bolsa que chegam a tocar a linha em torno de 5 vezes. Desta forma, o mercado segura esses pontos como sendo importantes para uma análise técnica.

No caso da linha traçada ligando topos consecutivos e crescente, certamente será uma representação de um movimento de baixa.

 

Linha de resistência .

Na mesma linha de pensamento da reta suporte está a reta de resistência. Quanto mais toques houver na tendência de baixa mais representativa ela será.

reta de resistência em uma análise técnica Fonte: B3

Nas duas retas existe a possibilidade do mercado romper a tendências indicando que está em um momento propício para compra ou venda.

Existem algumas estratégias que alguns investidores se utilizam. Uma delas é que quando os candles atingem a reta de resistência, para alguns investidores é o momento certo para vender a ação, para garantir o lucro da operação e evitar uma desvalorização maior e se descapitalizar.

 

Inversão de Papéis

Quando o nível de resistência é quebrado muitas vezes ele acaba virando suporte e, desta forma, o papel é invertido. No caso do preço cair abaixo da reta de suporte, este nível, a partir de então começa a ser resistência. 

inversão de papéis

O inverso também acontece, se o preço sobe acima do patamar de resistência ele, certamente, passa a ser suporte.Para que haja uma verdadeira inversão é preciso que o preço faça um rompimento brusco na resistência ou no suporte 

Este foi mais um artigo do nosso blog App Renda Fixa se você gosta deste tipo de conteúdo não se esqueça de se cadastrar na nossa newsletter para receber dicas no seu e-mail.

Bons investimentos e até a próxima !!

 

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

entenda-o-que-e-precatorios

Como investir em precatórios? Não é novidade pra ninguém que a justiça

Indicadores-economicos

Como analisar os indicadores? PIB, inflação, taxa de juros, câmbio e rating…

Robôs de investimento

Entenda tudo sobre robôs de investimentos A tecnologia chegou para ficar. Após

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu