Casas de análises são confiáveis?
Durante muitos anos os investimentos ficaram restritos a pessoas de alta renda, com milhões de reais em patrimônio, e faziam suas aplicações por intermédio do banco. Com o surgimento das corretoras, o pequeno investidor teve acesso a renda fixa e variável de forma mais prática. Entretanto, ainda há a dúvida de onde aplicar. Pensando nisso, surge as casas de research.
Também conhecidas como casas de análises independentes, estas empresas tem como objetivo educar financeiramente o investidor e, principalmente, indicar compra ou venda de ativos através do research.
O que fazem as casas de research?
Acima de tudo, este serviço deve ser feito de forma isenta a uma instituição financeira. Desta forma, você receberá indicações com transparência sem qualquer ligação a bancos ou corretoras
Assim, será possível ter acesso a ações e demais investimentos de forma imparcial e adequada ao seu perfil de investidor.
Em segundo lugar, estas casas de análise podem oferecer recomendações de ativos como derivativo, por exemplo, e até mesmo fundos de investimentos. Consequentemente, o investidor conseguirá montar uma carteira com diferentes categorias de ativos.
Com uma linguagem simples as casas de research buscam trazer a tona assuntos da economia para mostrar ao investidor o racional por trás de cada operação.
O público alvo das casas de research são pessoas que querem aprender a estratégias de investimento. Diferentemente dos agentes autônomos, que podem fazer a operação no home broker, estas recomendações das casas independentes são apenas um guia para você tomar suas próprias decisões.
Agentes autônomos ou casas de análise?
A maioria das corretoras disponibiliza agentes autônomos para orientar nas alocações. Estes profissionais, também conhecidos como AAI (Agente Autônomo de Investimentos) são especialistas certificados no assunto.
Entretanto, para ter acesso a destes profissionais é necessário ter renda comprovada, em alguns casos, de R$300.000,00 para ter a assessoria.
Como resultado, muitos investidores ficam, sem acesso a este serviço. Por outro lado, quem tem agentes autônomos, muitas vezes se acomoda com as indicações e não entendem qual a estratégia de investimento.
Por isso, é importante buscar o conhecimento para não ficar refém de informações de terceiros para construir o patrimônio.
Cenários futuros
Os únicos profissionais, no mercado financeiro, que podem recomendar a compra ou a venda de ações são certificados pela Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) com o registro de CNPI.
Através de análises macroêconomicas e gráficas, devido ao posicionamento e até mesmo figuras de candles, podem diagnosticar cenários e recomendar diretamente a compra de cada ação ou fundo de investimento.
Já o agente autônomo, não tem as habilidades e competências necessárias para supor um cenário futuro. Os AAI, também precisam assimilar as análises feitas por um CNPI para propor ao investidor a compra ou venda.
Contratam a assinatura de uma casa de research, vale a pena para os investidores que buscam aprender, de fato, as estratégias de investimentos tomando para si o protagonismo do sucesso financeiro.
Dado este cenário, espero que você tenha uma visão ampla dos serviços prestado pelas casas de análise. Assim, caso tenha alguma dúvida fique a vontade para enviar na caixa de comentários.
Bons investimentos e até a próxima !