Financeiras estão autorizadas a emitir CDB

Votos:
5/5

O que mudou na prática?

No ínicio do mês de maio, o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou junto ao Banco Central, a emissão de CDB (Certfificado de Depósito Bancário) por parte das financeiras.

A desisão agradou o mercado, devido a crise do coronavírus que pegou várias pessoas de surpresa, assim, o banco central divulgou a seguinte resolução: 

Art. 1º As sociedades de crédito, financiamento e investimento ficam autorizadas a emitir Certificado de Depósito Bancário (CDB).

Além disso, se quiser ter acesso ao arquivo completo da resolução do Banco central, basta clicar aqui 

Como era feito antes?

Antes desta resolução acontecer, as financeiras, eram responsáveis apenas pela emissão de LC que são Letras de Câmbio. 

Na prática, o investidor concede seu capital para a financeira. Esta por sua vez, pode financiar as operações internas e até mesmo emprestar para outras pessoas. 

Na mesma linha, as pessoas retornam o dinheiro concedido para a financeira com juros. Desta forma, a financeira ou sociedade de crédito consegue remunerar o investidor. 

Em segundo lugar, é importante destacar que este investimento conta com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) que te protege em até R$250.000,00 por CPF e por conglomerado financeiro.

Financeiras: Vale a pena investir?

Para o investidor, pouca coisa mudou, ainda vale a pena fazer aplicações em financeiras tanto na modalidade LC quanto CDB. 

Isso porque, as financeiras concorrem diretamente no mercado com os bancos tradicionais. Como resultado, para se destacar precisam ter uma rentabilidade mais competitiva a fim de atrair os investidores.

Em segundo lugar, a resolução ainda garante a cobertura do FGC no caso de inadimplência por parte da instituição financeira. 

Essa resolução foi feita para que haja mais possibilidades  ao investidor. E, agora, é possível encontrar com mais facilidade este ativo nas corretoras. De acordo com o Banco Central esta resolução é mais um dos esforços feitos para diminuir o impacto que o coronavírus causou.

Como escolher uma LC?

Acima de tudo, é necessário pensar qual o seu objetivo. Desta forma, é possível entender qual será o prazo da aplicação. Feito isso, basta acessar o App Renda Fixa e filtrar estes ativos.

A maioria dessas Letras de Câmbio possuem o valor mínimo de aplicação em torno de R$1.000,00. Nesta modalidade, assim como os CDB, existem os pré-fixados que você define a taxa na data da aplicação e o pós-fixados que você contrata a taxa hoje, mas ela sofre oscilações de acordo com o referencia escolhido.

Se o objetivo for a reserva de emergência, fique atento, pois é indispensável a liquidez diária. Ou seja, quando acontecer algum imprevisto, consegue resgatar o valor a qualquer momento.

Espero que você tenha entendido sobre essa nova resolução e que faça sentido ter as LCs como aliadas nos seus investimentos para atingir as metas e objetivos.

 

Bons investimentos e até a próxima !!

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Sobre Nós

A maior plataforma de investimentos do país. Encontre os melhores investimentos de acordo com seus objetivos gratuitamente.

Post Relacionados

Em algum momento você já pensou em se desfazer de um dos

3 formas de diversificar com ativos reais

Olá, Como prometido, voltamos com um assunto de bastante interesse para quem

Prepare-se para este evento nos seus investimentos. Você sabia que alguns tipos

Seguir

Mais Assisitidos

Fechar Menu
Abrir Chat
Olá, tudo bem? Me chamo Rafael e sou economista, como posso te ajudar?
Powered by