Organização Financeira
Se as suas finanças não estão organizadas do jeito que você gostaria e você sente que precisa melhorar a situação e se estruturar financeiramente, saiba que com 7 passos simples é possível que você mude a sua vida financeira, tudo que você precisa saber é como começar.
Muitos dos problemas financeiros que as pessoas enfrentam, são motivados pela falta de organização do orçamento e por gastos não planejados.
Sendo assim, para que você mude a sua vida financeira é necessário aprender a se organizar e a planejar com cuidado a forma como você gasta o seu dinheiro e para ajudar você nessa tarefa é que separamos os 7 passos que vamos explicar no artigo de hoje.
Para saber mais sobre o que fazer para que você mude a sua vida financeira em 7 passos, continue a leitura deste artigo.
Passo 1: Gestão financeira
O primeiro passo que você deve dar para que você mude a sua vida financeira é o de fazer uma gestão criteriosa das suas finanças.
Contudo o objetivo disso é que você tenha um controle total acerca de suas receitas, ou seja, do dinheiro que entra e sai no seu orçamento. É de suma importância esse controle, para estabelecer metas e assim reduzir custos.
Assim, você deverá anotar em uma planilha todo o dinheiro que você recebe, seja o seu salário, bonificações, rendimentos alternativos, entre outros.
Depois, deverá fazer o mesmo com as suas despesas, começando pelos gastos fixos, que correspondem às contas com as quais você precisa arcar todos os meses. Contas de água, de luz, de telefone, financiamentos de longo prazo, entre outros, são exemplos de gastos dessa categoria.
Depois disso, você pode subtrair o valor desses gastos fixos do total das suas despesas, assim você poderá saber quanto exatamente você tem em dinheiro disponível para gastar todos os meses.
Outra estratégia para que você mude a sua vida financeira é criar um planejamento semanal de gastos, fazendo uma previsão de quanto de dinheiro você pretende gastar e com o que.
Além disso, para organizar melhor o seu orçamento, divida os seus gastos em categorias, separando em “caixinhas”, tais como: lazer, educação, futuro.
Analise as suas faturas de cartão de crédito e observe todos os gastos que você teve no último mês. Caso esses gastos não façam sentido, tome mais cuidado e se policie para reduzir o desperdício de dinheiro.
Passo 2: Pense sobre os seus objetivos
O segundo passo para que você mude a sua vida financeira é pensar sobre os seus objetivos.
Para isso, você pode elaborar uma lista com todas as coisas que você pretende conquistar: realizar uma viagem, trocar o seu carro, comprar o seu apartamento ou qualquer outro tipo de sonho que você queira realizar.
Depois, foque um pouco de tempo em cada um desses objetivos. Principalmente pense e anote quais são as atitudes que você deve tomar para alcançar cada um deles, em especial nessa semana.
Não deixe para começar mais tarde, para que você mude a sua vida financeira com esses 7 passos você deve estar preparado para começar desde já.
Se você pretende fazer uma viagem nas suas próximas férias. Crie metas, por exemplo, sobre as coisas que você deverá fazer a cada dia para atingir esse objetivo.
Para que possamos conquistar os nossos sonhos, é necessário que pensemos neles como objetivos a serem atingidos e para isso, é importante planejar e agir de acordo com esse planejamento para que possamos chegar onde queremos.
Quando estamos focados em uma meta que pretendemos alcançar, nos sentimos mais motivados a agir em prol dessa realização e ter uma nota sobre isso faz com que a gente se mantenha determinado nesse caminho.
Passo 3: Crie o hábito de estudar sobre o assunto
Para que você mude a sua vida financeira outro passo muito importante é que você passe a ter o hábito de estudar sobre o assunto e aprender a lidar melhor com o seu dinheiro.
No Brasil, normalmente, as pessoas não são estimuladas a aprender sobre finanças e muita gente vê o assunto como um grande bicho de 7 cabeças, mas isso é porque a educação financeira não é um tema com o qual os brasileiros estão familiarizados.
Entretanto, é muito relevante aprender sobre finanças para que você consiga administrar melhor o seu dinheiro, mantendo-se longe do endividamento e alcançando a estabilidade financeira.
Não estamos dizendo aqui que para que você mude a sua vida financeira é necessário se tornar um especialista na área, mas sim ter domínio sobre alguns conceitos básicos.
Para isso, você pode separar algumas horas do seu dia para aprender sobre finanças.
A internet pode ser uma grande aliada nesse sentido, afinal, é possível encontrar online bastante conteúdo gratuito sobre o tema.
Separe alguns canais do YouTube, blogs e livros que possam te ajudar nessa tarefa e inclua na sua rotina um tempo para estudar e aprender sobre finanças para que você mude a sua vida financeira.
Passo 4: Pague as suas dívidas
Você está endividado? Se sim, para que você mude a sua vida financeira e alcance a estabilidade das suas contas vai ser necessário quitar essas dívidas.
Se o valor for muito alto e você já está devendo há algum tempo, tente negociar o que você deve.
Entre em contato com os seus credores para se informar sobre a possibilidade de ter descontos se pagar o valor à vista.
Evite ao máximo contrair um empréstimo para regularizar a sua situação financeira, mas caso isso não seja possível, busque por opções de crédito com os juros mais baixos possíveis e se planeje cuidadosamente para pagar o empréstimo e não acabar ainda mais endividado.
Primeiramentea as dívidas com juros mais altos devem ser pagas antes de qualquer outra coisa. Essas são as dívidas mais difíceis de eliminar e podem se tornar verdadeiras bolas de neve.
Para que você mude a sua vida financeira, mantenha o foco em sair do vermelho em primeiro lugar, concentrando seus esforços para quitar todas as suas contas em atraso.
Depois disso você poderá ficar mais aliviado para começar a poupar dinheiro para realizar investimentos.
Passo 5: Corte gastos fixos desnecessários
Poupar dinheiro é um dos passos mais importantes para que você mude a sua vida financeira e para fazer isso você deve estar disposto a analisar as suas despesas fixas e eliminar aquelas que possam ser desnecessárias.
Muitos dos valores que você paga todos os meses podem significar um verdadeiro desperdício de dinheiro.
Por exemplo os gastos como as anuidades do seu cartão de crédito, TV a cabo, contas de telefone e outras despesas fixas que podem ser revistas e eliminadas. Esses pontos impactam a vida da maioria da população.
Separe um dia para observar essas despesas e cancele todos os serviços pelos quais você está pagando sem precisar e mude a sua vida financeira.
Passo 6: Faça o seu cadastro em uma corretora de valores
Para que você mude a sua vida financeira é relevante que você comece a investir o seu dinheiro e para isso, é necessário que você tenha um cadastro em uma corretora de valores.
Então pesquise as corretoras disponíveis no mercado e escolha a melhor opção de acordo com as suas necessidades e seus objetivos.
Para escolher a sua corretora, tenha em mente, as taxas cobradas, seu suporte e principalmente seu atendimento com os clientes. Isso é muito importante, pois será essa corretora que irá intermediar seu dinheiro.
Tenha acesso a mais 20 dicas financeiras
Passo 7: Comece a investir
Por fim, o último passo para que você mude a sua vida financeira e alcance a estabilidade que deseja é começar a investir dinheiro.
Para isso é importante estudar o assunto e conhecer quais são as opções de aplicações financeiras disponíveis no mercado.
Ainda que muita gente acredite o mundo dos investimentos é exclusivamente para pessoas ricas. A verdade é que esse é um mercado disponível para todos, pois você pode começar com muito pouco.
Existem alternativas de investimentos, como é o caso do Tesouro Direto, por exemplo, onde é possível começar a investir com um aporte inicial de apenas 30 reais.
Investir dinheiro é a melhor forma de aumentar o seu patrimônio e obter recursos para ter uma vida financeira mais estável. Quanto antes começar, mais você terá no futuro, lembrando que nunca é tarde para começar.
No artigo de hoje você viu o que é preciso fazer para que você mude a sua vida financeira em 7 passos simples e de forma prática. Por meio desses passos você vai poder organizar o seu orçamento, planejar os seus gastos e fazer o seu dinheiro render mais através de investimentos.
Aqui, no blog Renda Fixa você encontra diversas dicas para organizar a sua vida financeira. E também há os melhores tipos de aplicações financeiras para o seu dinheiro render mais e para que você consiga realizar seus objetivos e sonhos.
Para finalizar, se você gostou dessas dicas e quer ver mais conteúdo como esse, acompanhe nosso blog. Há diversos conteúdos interessantes, para ajudar você a chegar na independência financeira.
Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário a seguir!